Com plantio do milho em 91%, Paraná tem boas condições de desenvolvimento na maior parte do estado, relata Deral
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento o plantio da safra de verão de milho 2023/24 saltou dos 85% da semana passada para 91% das lavouras já semeadas, sendo 5% em germinação, 95% em desenvolvimento vegetativo e menos de 1% já em floração.
Os técnicos do Deral classificaram 87% das lavouras em boas condições de desenvolvimento, 11% em médias e 2% em ruins.
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que o período chuvoso dificulta o tratamento fitossanitário e a aplicação de ureia nas lavouras da região Sudoeste. “Até o momento, a cultura está se desenvolvendo dentro das expectativas, mas com grande incidência de cigarrinhas”, diz a publicação.
Nas regiões Oeste e Centro-Oeste, o plantio está praticamente encerrado e as lavouras que iniciam a floração estão em boas condições. “Mesmo com o calor intenso dos últimos dias e algumas áreas registrando poucas chuvas, as lavouras não apresentam danos visíveis e não sofrem com a falta de umidade”, detalha o Deral.
As lavouras da região Sul também apresentam boas condições, já que as chuvas contribuíram para a diminuição da pressão causada pela cigarrinha.
0 comentário

Pesquisa do IAC mostra que monitoramento climático contribui para a previsão e controle de pragas no milho

Milho cai mais de 1% na B3 nesta tarde de 4ª, com mercado ainda muito volátil de olho na safrinha

Consequências do plantio tardio, falta de chuva e ataque de lagartas preocupam produtividade do milho

Milho dá sequência às altas em Chicago e encerra o dia com mais de 1% de alta; B3 acompanha

Condição da 2ª safra de milho do Paraná tem piora, diz Deral

Cigarrinha-do-milho: monitoramento aponta baixa infecção bacteriana