Imea espera 13,59% menos milho em 2023/24 do que o registrado na safra 2022/23
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho. O levantamento destaca que a safra de milho 2023/24 no Mato Grosso deverá representar produção 13,59% menor do que a 2022/23.
A segunda estimativa para a safra 23/24 divulgada pelo Instituto aponta produção de 45,37 milhões de toneladas, patamar que é 13,59% menor do que o registrado na temporada anterior.
Justificando essa redução, os técnicos do Imea esperam que a área cultivada no estado recue 2,81% e fique em 7,28 milhões de hectares. “Esse cenário de queda na expectativa ainda é pautado pela desmotivação dos produtores, devido à desvalorização nos preços do cereal e rentabilidade apertada para a temporada futura”.
A produtividade também é estimada em patamar inferior à acompanhada em 22/23, ficando estimada em 103,85 sacas por hectare “devido a fatores que ainda podem impactar no rendimento durante o desenvolvimento da cultura. Como, por exemplo, o clima, no qual é esperado o fenômeno El Niño, além da possível ocorrência de pragas e doenças. Outro fator que ainda está em aberto e que pode influenciar na produtividade do ciclo são os investimentos no cultivo, como tecnologia de sementes e adubação que serão utilizados”, explica o Imea.
0 comentário

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA

Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho

Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago

Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago

Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis

Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab