Clima dificulta trabalhos e colheita do milho segue nos 3% no Paraná
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho segue em 3% do total. Até aqui, 45% das lavouras estão em maturação, 54% em frutificação e 1% ainda em floração.
As regiões mais adiantadas na colheita são Guarapuava e Irati (80%), União da Vitória (55%), Ponta Grossa (10%), Umuarama (6%), Francisco Beltrão e Paranavaí (5%), Cascavel e Toledo (4%), Campo Mourão (3%), Laranjerias do Sul e Pato Branco (2%).
Os técnicos do Deral classificam 82% das lavouras como em boas condições, 15% das lavouras em médias e 3% em ruins.
As piores lavouras do estado estão em Pato Branco (30%), Paranavaí (20%), Umuarama (10%), Laranjeiras do Sul, Cascavel e Francisco Beltrão (5%), e Campo Mourão (4%).
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a segunda safra de milho está em boas condições fitossanitárias na região Norte, com a maioria das lavouras avançando para o estágio de frutificação e algumas áreas entrando em maturação. “As expectativas são boas, e as precipitações foram benéficas para a cultura”.
A colheita começou de maneira lenta nas regiões Oeste e Centro-Oeste, ainda no aguardo da diminuição da umidade nos grãos. Os técnicos do Deral destacam que as lavouras apresentam bom desenvolvimento, embora alguns municípios tenham enfrentado maior incidência de cigarrinha e doenças foliares.
As lavouras também estão em fase de frutificação e maturação na região Noroeste, com a colheita acontecendo de maneira lenta e em áreas específicas.
Outra região com colheita começando lentamente é a Sudoeste, com trabalhos atualmente paralisados devido às precipitações ocorridas.
Já no Sul, com lavouras em fase de frutificação e maturação, algumas áreas já iniciaram a colheita e é esperada uma produtividade abaixo do potencial para a cultura.
0 comentário

USDA traz números robustos para nova safra dos EUA e milho fecha em campo misto em Chicago

Radar Investimentos: mercado brasileiro de milho segue pressionado pela proximidade da colheita

Ishiba do Japão sinaliza aumento nas importações de milho como parte das negociações comerciais dos EUA

Fundos podem estar com falta de milho da CBOT antes da divulgação de dados de segunda-feira

Milho/Cepea: Com cenário favorável no campo, comprador se mantém afastado

Sentindo a pressão da chegada da safrinha, cotações do milho caem nesta 6ªfeira no Brasil e B3 acumula perda semanal de 4%