Colheita do milho safrinha começa no Paraná, relata Deral
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho já começou, mas ainda não tem área suficiente para atingir 1% do total. Até aqui, 9% das lavouras estão em maturação, 69% em frutificação, 21% em floração e 1% ainda em descanso vegetativo.
As regiões que já iniciaram a colheita são União da Vitória (15%) e Irati (10%).
Os técnicos do Deral classificam 84% das lavouras como em boas condições, 14% das lavouras em médias e 2% em ruins.
As piores lavouras do estado estão em Paranavaí (30%), Pato Branco (20%), Umuarama (10%), Laranjeiras do Sul (5%), Campo Mourão e Francisco Beltrão (3%) e Cascavel (2%).
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que o milho segunda safra está em desenvolvimento vegetativo e floração na região Norte. “As lavouras apresentam um bom desenvolvimento, apesar do clima seco poder ter prejudicado lavouras em fases mais críticas”, explica o relatório.
Depois de chuvas irregulares, a semana iniciou com mais consistência nas precipitações nas regiões Oeste e Centro-Oeste. “Estas chuvas desiguais podem ter comprometido o potencial das lavouras de milho, que já apresentam lavouras em maturação. Por outro lado, a volta das chuvas foi benéfica para as áreas que estão em fase de frutificação".
Mais adiantada, a região Noroeste já começou a colher a safrinha e deve estender para outros municípios onde o plantio foi realizado mais cedo. “Nos últimos dias houve poucas precipitações, o que vem prejudicando o potencial produtivo da cultura, principalmente nas áreas em fase de floração e frutificação”, aponta o Deral.
As lavouras da região Sudoeste estão entrando no ciclo final e terão colheita começando no final de junho. Porém, devido à ocorrência acentuada de cigarrinha, as perspectivas de produtividade não são animadoras para os produtores.
0 comentário

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA

Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho

Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago

Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago

Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis

Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab