Relação entre frete do milho de Sorriso/MT à Santos/SP e preço da saca está 23,53 pontos percentuais acima do ano passado
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023. O levantamento destaca que o frete de grãos via transporte rodoviário apresentou acréscimo em Mato Grosso na comparação com o mesmo período do ano passado.
A rota Sorriso – Porto de Santos, até apresentou recuo de 6,94% no último mês, fechando a terceira semana de maio/23 na média de R$ 446,57 a tonelada. No entanto, devido à queda no preço do milho nos últimos meses, a relação entre o frete Sorriso a Santos e o preço do milho base Sorriso no mesmo período ficou em 59,03%, o que representa uma alta de 3,14 pontos percentuais ante a abril/23 e 23,53 p.p. acima do ano passado.
“Para as próximas semanas, com o avanço da colheita do milho, a tendência é que a demanda por veículos de carga aumente e o preço do cereal diminua por causa da maior oferta, o que pode aumentar ainda mais a relação entre frete/milho”, aponta o Imea.
Colheita
Enquanto isso, os trabalhos de colheita do milho seguem se expandindo no estado e já atingem 0,49% das lavouras de milho semeadas nesta safra 2022/23.
As atividades seguem atrasadas com relação ao mesmo período da temporada 2021/22, quando a colheita estava em 2,37%, e a média dos últimos 5 anos que é de 0,54%.

0 comentário

Milho dá sequência às altas em Chicago e encerra o dia com mais de 1% de alta; B3 acompanha

Condição da 2ª safra de milho do Paraná tem piora, diz Deral

Cigarrinha-do-milho: monitoramento aponta baixa infecção bacteriana

StoneX reduz oferta de milho 24/25 e chama atenção para clima

Radar Investimentos: contratos futuros de milho encerraram a segunda-feira majoritariamente em alta

Milho devolve parte das altas em Chicago e tem manhã de 3ª feira com ligeiras perdas