Primeiras lavouras de milho entram em maturação no Paraná com boas condições de campo, indica Deral
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, a segunda safra de milho já tem 1% das lavouras em maturação, 30% em frutificação, 36% em floração e 33% ainda em descanso vegetativo.
Os técnicos do Deral classificam 92% das lavouras como em boas condições e 8% das lavouras em médias.
As regionais com mais lavouras em maturação são Francisco Beltrão (25%), União da Vitória (20%), Irati e Pato Branco (10%) e Guarapuava (5%). As mais atrasadas, com mais áreas ainda em descanso vegetativo são Ivaiporã (80%), Cornélio Procópio (73%) e Apucarana (60%).
Já nas áreas da primeira safra, 96% do total foi colhido até o momento, enquanto todo o restante está em maturação. Das lavouras ainda em campo, 82% estão classificadas como em boas condições e 18% em médias.
As áreas que ainda não finalizaram a colheita são Irati e Ponta Grossa (99%), Guarapuava (98%), Curitiba (85%) e União da Vitória (73%).
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a safrinha está em desenvolvimento vegetativo e início de floração, com lavouras em boas condições, na região Norte.
As regiões Noroeste e Centro-Oeste também apresentam bom desenvolvimento vegetativo devido as boas condições climáticas, com noites frias e dias quentes.
As lavouras de milho estão em fase de floração e com condições boas nas regionais Oeste e Sudoeste do estado.
Já na região Sul, as lavouras estão em fase reprodutiva e já sofrendo forte ataque de cigarrinhas, o que pode comprometer parte da produção. Além disso, há relatos de falta de umidade no solo.
0 comentário

Milho, por Radar Investimentos: 62% da área prevista já havia sido semeada até domingo nos EUA

Clima favorável nos EUA pressiona cotações do milho nesta 3ª feira em Chicago

China deve aprovar DDG de milho do Brasil em meio à visita de Lula, guerra comercial com EUA

Radar Investimentos: colheita da safrinha no Sudeste deve ganhar ritmo a partir de junho

Milho tem leves baixas em Chicago nesta 3ª, com pressão do plantio nos EUA e dados do USDA

Abastecimento mundial de milho deve atingir mínimas de 12 anos, apesar da grande safra dos EUA