Avanço no plantio do milho no Mato Grosso impulsiona aceleração da comercialização no estado, aponta Imea
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023. O levantamento destaca que houve avanço de 4,87 pontos percentuais na comercialização da safra 2022/23 ao longo de fevereiro, chegando ao patamar de 30,04% do total esperado da produção.
“Esse incremento se deu devido ao otimismo em relação a produção, uma vez que cerca de 80,00% das lavouras em MT foram semeadas dentro da janela ideal”, explicam os técnicos do Imea.
Já o preço negociado, registrou recuo de 3,07% ante janeiro, ficando em R$ 59,02 por saca. A diminuição de patamar se deu pelas quedas de cotações na Bolsa de Chicago.
Olhando para a safra 2023/24, apenas 1,78% do total esperado para a safra foi negociado, um atraso de 4,73 pontos percentuais em relação ao mesmo período para a temporada 22/23.
“Essa demora nas negociações está atrelada ao atraso na comercialização dos insumos, visto que as primeiras vendas são realizadas em forma de barter, e já é observado um atraso das comercializações no estado”, diz o boletim.
Plantio
O Instituto também atualizou o avanço dos trabalhos de plantio do milho no Mato Grosso, que chegaram à 96,44% até a última sexta-feira (10).
Este patamar representa atraso de 1,51 pontos percentuais com relação ao mesmo período da safra anterior, mas está 0,18 pontos percentuais a frente da média das últimas cinco temporadas.
0 comentário
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo
Controle de daninhas e pragas na cultura da soja ajudam na produtividade também do milho