Plantio do milho avança lentamente no MS e 27% das lavouras deverá ficar fora da janela ideal, aponta Famasul
A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) divulgou seu Boletim Semanal da Casa Rural, indicando novos reportes sobre as lavouras do estado. De acordo com o levantamento, o Mato Grosso do Sul já plantou 19,1% da sua segunda safra de milho em 2023.
Mesmo com o avanço semanal, a semeadura do cereal está 15,9 pontos percentuais atrás em relação ao registrado no mesmo período da safra passada 21/22 e 26,9 pontos percentuais atrasada na comparação com a média das últimas cinco safras.

Para esta nova temporada, a Famasul estima uma a área total plantada de 2,325 milhões de hectares, 5,39% a mais do que 2022, e uma produtividade média estimada de 80,33 sacas por hectare, totalizando uma produção projetada de 11,206 milhões de toneladas, o que seria 12,28% menor do que o atingindo no ciclo passado.
“O cenário de atraso na colheita da soja subsequente afeta a cultura do milho segunda safra no estado de Mato Grosso do Sul. O atraso na operação de semeadura no estado pode afetar algumas regiões no desenvolvimento da cultura, podendo ocorrer intempéries climáticas (estiagem, geada e queda de granizo). O produtor deve estar atento ao zoneamento agrícola de risco climático e verificar se a propriedade ou região possui histórico de condições climáticas ruins antes de semear”, pontua a publicação.
Por fim, os técnicos da Federação apontam que 72,7% do plantio deverá ser concentrado no período entre 17 de fevereiro e 24 de março, o que é considerado a melhor janela de semeadura para o estado.
0 comentário

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA

Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho

Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago

Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago

Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis

Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab