Mato Grosso registra atraso no plantio e na comercialização do milho, indica Imea
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023.
O levantamento aponta que o plantio da segunda safra de milho avançou 17,68 pontos percentuais na semana e encerrou a última semana totalizando 34,09% da área projetada.
Na comparação com o mesmo período da safra passada, o atraso já é de 22,99 pontos percentuais, já que em 11 de fevereiro de 2022, 57,09% da safrinha de milho já estava semeada. A maior parte das regiões do estado apresentam lentidão com relação ao ciclo anterior, com exceção da região Centro-Sul, que está 2,06 pontos percentuais à frente da temporada anterior.

Comercialização
A publicação do Imea aponta ainda atraso em outro indicativo da safra de milho 22/23 no estado, a comercialização da temporada atingiu apenas 25,17% do total de produção estimado até o momento, um avanço de 2,11 pontos percentuais no mês, mas atrasada em comparação aos 48,48% do mesmo período da safra anterior e os 50,63% da média dos últimos 5 anos.
“Essas menores vendas vêm ocorrendo devido à cautela do produtor em negociar grandes volumes antes do resultado da safra, atrelada as incertezas quanto aos preços no mercado”, explica o instituto.
Já para a safra 2021/22, houve aumento de 3,17 pontos percentuais com a comercialização atingindo 94,92% do total colhido. Mesmo assim, ainda há atraso com relação aos 98,78% do ciclo anterior e aos 98,86% da média de 5 anos.
“Esse avanço mensal foi reflexo do movimento de alguns produtores que estão dando vazão ao cereal armazenado para comportar a produção de soja que está sendo colhida no estado”, diz.
No que diz respeito aos preços médios de venda, os pesquisadores do Imea apontaram valores de R$ 63,21 a saca nos negócios da temporada 21/22 e de R$ 60,89 a saca para o ciclo 22/23.

1 comentário

Mercado do milho tem semana intensa de volatilidade com clima para safrinha ainda incerto e oferta restrita no Brasil

Investimentos e inovações no etanol de milho pautam a 2ª Conferência Internacional UNEM DATAGRO

Milho: Safrinha será insuficiente para recompor estoques do BR e preços devem seguir valorizados

Milho volta a subir na B3 nesta 5ª feira, com mercado ainda preocupado com o clima para a safrinha

Milho registra novas baixas na B3 nesta 5ª feira, atento ao clima para safrinha

Radar Investimentos: mercado brasileiro de milho permanece firme
Elvio Zanini Sinop - MT
Pelo andar do plantio do milho em 2023 haverá ;quebra de produtividade , dando melhora nos prêços. aos Nossos Agriculltores.
Para resultar em boa safra de milho no MT terá que chover muito bem até fim de maio ... o que seria anormal, portanto, já começa acender uma luz amarela.
Ano passado, houve estiagem severa no hemisfério norte. EUA, Europa e China tiveram quebra de safras, neste ano na Argentina e RS, e a Guerra na Ucrânia. Acho que os estoques mundiais, estão super avaliados, no interêsse de abaixar o preço dos nossos grãos. É bom lembrar também que, com essa chuvarada no MATOPIBA e Centro Oeste na hora da colheita, vai ter muita soja ardida e milho brotando.