Plantio do milho está mais de 20 pontos percentuais atrasado no Mato Grosso, aponta Imea
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023.
O levantamento aponta que o plantio da segunda safra de milho avançou 3,75 pontos percentuais na semana e encerrou a última sexta-feira (28) totalizando 5,97% da área projetada.
Na comparação com o mesmo período da safra passada, o atraso já é de 20,73 pontos percentuais, já que em 28 de janeiro de 2022, 26,70% da safrinha de milho já estava semeada. Todas as regiões do estado apresentam lentidão com relação ao ciclo anterior.
Relação de Troca
O Imea também destacou que, para a safra 2023/24, a relação de troca entre o milho e o insumo mais caro dentro do custo, o fertilizante, está favorável para o produtor quando comparado com o mesmo período da safra passada.
A publicação indica que a RT entre o preço do milho paridade jul/24 e a cotação em dez/22 da ureia, do sulfato de amônio (SAM) e do Map, apresentou quedas de 25,17%, de 19,98% e de 6,40%, nesta ordem ante a safra 22/23.
“Essa redução foi justificada pela retração nos preços dos insumos no mercado internacional, devido a maior oferta dos produtos e a demanda mais fraca neste período. Sendo assim, para que o produtor consiga comprar uma tonelada de ureia, de SAM e de Map, é necessário que se despenda de 56,03, 35,90 e 54,81 sc de milho, respectivamente”, explica o Imea.
0 comentário
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo