Em MS, milho segue impulsionando comércio internacional de grãos

Publicado em 12/01/2023 10:48
Quando comparado com o último mês de 2021, venda do cereal apresentou aumento de 701%

Em dezembro de 2022, a operação de exportação foi impulsionada pela venda do milho, com 416 mil toneladas, equivalentes à U$$ 119 milhões, um aumento de 701% no volume de grãos em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados divulgados pelo Boletim Mensal de Exportação, produzido pela Aprosoja/MS. A lista de países que importam o cereal sul-mato-grossense foi liderada pelo Irã, com 34% do volume, seguido pelo Japão com 19%, China com 15%, Coreia do Sul com 12% e Espanha com 8%.

O presidente da Associação, André Dobashi, salienta que “o aumento expressivo na exportação de milho se deve ao cenário mundial, onde a guerra entre a Rússia e Ucrânia, aliada à quebra de safra em alguns países, tem feito com que o mercado externo brasileiro fique aquecido, a fim de suprir as demandas internacionais”, explica.

Já a comercialização de soja nesse período, movimentou U$$ 18 milhões, com 28 mil toneladas de grãos exportados, representando uma redução de 85% no valor monetário e 88% no volume, em relação ao mesmo mês de 2021. Os principais destinos foram a China, com 52% e a Tailândia, com 48%.

“A queda no comércio da oleaginosa é justificada redução da produção estadual que tivemos na safra 21/22 em função das condições climáticas. Com isso, os estoques estão inferiores e as negociações mais lentas”, disse Dobashi.

Juntas, as exportações de milho e soja movimentaram mais de U$$ 137 milhões, com 444 mil toneladas de grãos, no período destacado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aprosoja MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário