Conab reduz estimativas de safras de soja e milho do Brasil

Publicado em 12/01/2023 09:30

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil 2022/23 foi estimada nesta quinta-feira em 152,7 milhões de toneladas, ante 153,5 milhões na previsão de dezembro, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que citou a "má distribuição de chuvas" principalmente no Rio Grande do Sul e também cortou a expectativa para o milho.

Se a projeção para a soja for confirmada, a safra cresceria 21,6% na comparação com o ciclo anterior, que foi atingido por seca nos Estados do Sul.

O desenvolvimento das lavouras de soja, principal produto da agricultura brasileira, é considerado satisfatório em grande parte das regiões, com precipitações ocorrendo em bom volume e periodicidade, disse a Conab.

"Porém, principalmente no Rio Grande do Sul, a má distribuição das chuvas, tanto em volume como em regularidade, afeta o potencial das lavouras na maioria das regiões. Já em Mato Grosso, as chuvas volumosas e abrangentes nas principais regiões produtoras favoreceram o desenvolvimento das lavouras no maior estado produtor do grão", afirmou o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, em nota.

A Conab também reduziu a estimativa para a safra total de milho para 125,06 milhões de toneladas, aproximadamente 800 mil toneladas a menos do que o projetado em dezembro, com uma diminuição na expectativa para a colheita de verão.

Ainda assim, a produção seria recorde, aumentando 10,5% na comparação com o ciclo passado.

A primeira safra, atingida por irregularidade de chuvas, foi projetada em 26,46 milhões de toneladas, ante 27,2 milhões na projeção do mês anterior.

A Conab manteve a previsão da segunda safra inalterada em 96,27 milhões de toneladas.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário