Plantio do milho segue estacionado na Argentina, mas qualidade das lavouras têm leve melhora
Nesta quinta-feira (24), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, apontando que o plantio avançou apenas 0,2 pontos percentuais na semana e atingiu 23,8% da projeção de 7,3 milhões de hectares.
“Os avanços no plantio de milho para grão comercial concentraram-se no sul da área agrícola nacional. Grande parte dos lotes incorporados correspondem a plantações precoces do cereal”.
As atividades até aqui estão 400 mil hectares inferiores ao plantio registrado no mesmo período da safra passada.
Algumas partes do país sofreram com geadas e secas e devem ter perdas e produtividade. Ao mesmo tempo, as atividades de plantio das lavouras tardias devem começar nos próximos dias.
“Apesar das geadas e do déficit hídrico que esses lotes sofreram na primeira fase de seu crescimento, a expectativa de produtividade está um pouco abaixo da média regional. Por outro lado, novas precipitações no oeste da área agrícola mantêm a umidade na primeira parte dos perfis enquanto o cereal expande as folhas. A expectativa é que, na próxima semana, comece a semeadura das lavouras tardias, que representarão mais de 55% do total de milho projetado”, explica a BCBA.
No momento, os técnicos da BCBA classificam as lavouras de milho da Argentina com 12% em condições boas ou excelentes, 63% normais e 25% regulares ou ruins. Além disso, 68% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 32% regular ou seca.
Na semana passada, esses índices eram de 11% boas ou excelentes, 61% médias e 28% ruins. Do lado das condições hídricas, 81% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 32% com regulares ou secas.
A publicação ainda destaca que, “nos Núcleos Norte e Sul, as chuvas pontuais permitem a refertilização nas praças mais avançadas de milho destinadas ao grão comercial. Em direção às províncias de Córdoba e San Luis, novas chuvas melhoram o abastecimento de água para o plantio das primeiras safras tardias do cereal. Nas áreas centro-norte de Santa Fe e centro-leste de Entre Ríos, as chuvas são necessárias para sustentar a alta demanda hídrica da cultura e da atmosfera devido às altas temperaturas.”.
0 comentário
B3 antecipa movimento de queda dos preços do milho que ainda não apareceu no mercado físico
Demanda por milho segue forte nos EUA e cotações futuras começam a 6ªfeira subindo em Chicago
Radar Investimentos: Milho brasileiro encontra barreiras no mercado internacional
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago