Plantio do milho avança lentamente no Rio Grande do Sul, destaca Emater
Até esta quinta-feira (03), os produtores do Rio Grande do Sul já haviam semeado 76% dos 831.786 hectares estimados para a safra de milho verão 2022/23. Este patamar é inferior aos 77% registrados no mesmo período da temporada passada, mas superior aos 72% da média das últimas cinco safras.
Neste momento, 93% das lavouras semeadas estão em fases de germinação ou descanso vegetativo e 7% já avançaram para a fase de floração.
“A semeadura apresentou evolução lenta. As lavouras já estabelecidas apresentam ótimo desenvolvimento e iniciaram o processo reprodutivo. As temperaturas mais elevadas durante o dia e as noites amenas favorecem o acúmulo de fotoassimilados, possibilitando um incremento de matéria seca nas plantas. Nas lavouras com semeadura mais tardia, os produtores realizaram adubações nitrogenadas em cobertura e controle de plantas invasoras. A operação já está encerrada nas lavouras mais antigas, que apresentam maior porte e que já iniciam o processo de floração”, relata a Emater/RS em seu mais recente Informativo Conjuntural.
A expectativa da Emater é atingir produtividade média de 7.337 quilos por hectare, o equivalente a 122,28 sacas por hectare.
Do lado do mercado, o valor médio da saca de milho caiu 0,47% ao longo desta última semana, passando de R$ 84,60 para R$ 84,20.
0 comentário

Antes do feriado, B3 olha volta das chuvas e milho fecha 5ªfeira em baixa

Manhã de quinta-feira traz movimentações positivas para o milho em Chicago

Boletim Agropecuário de abril: produtividade do milho em Santa Catarina é a maior da história

O aumento de hectares de milho nos EUA reduzirá a produtividade?

Milho intensifica baixas na B3 e perde mais de 1% no início da tarde desta 4ª feira

Paraná já perdeu, pelo menos, 10% do milho e fica em alerta para geadas no inverno