Plantio do milho avança pouco na Argentina e qualidade das lavouras cai com chuvas e geadas, diz BCBA
Nesta quinta-feira (03), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, apontando que o plantio avançou 1,1 ponto percentual na semana e atingiu 22,9% da projeção de 7,3 milhões de hectares.
“Durante a última semana, continuou a incorporação de quadrados de milho destinados ao grão comercial no centro e sul da área agrícola nacional”.
Olhando para as condições climáticas no país, a Bolsa destaca que, “após as chuvas registradas na semana anterior, os produtores incorporaram os últimos lotes iniciais no centro da área agrícola. Paralelamente, as geadas registradas em 31 de outubro e 1º de novembro afetaram parte dos lotes mais avançados do cereal”.
Detalhando as regiões, nas províncias de Entre Ríos, Córdoba, San Luis e Buenos Aires, observam-se sinais de necrose nas folhas devido ao congelamento, embora o meristema apical não tenha sido afetado. Por outro lado, 35,6% das lavouras precoces já plantadas são de folhas em expansão.
Nas áreas Centro-Norte de Santa Fé e Centro-Leste de Entre Ríos, foram pesquisadas praças com parte de suas folhas afetadas pelas geadas da última semana. Nos Núcleos Norte e Sul, foi concluída em todos os departamentos a incorporação de plantios de milho precoce para grãos comerciais.
Para a província de Córdoba, são necessárias novas chuvas durante o mês de novembro para acumular umidade para o plantio tardio do cereal e iniciar a refertilização dos plantios precoces.
No momento, os técnicos da BCBA classificam as lavouras de milho da Argentina com 6% em condições boas ou excelentes, 56% normais e 38% regulares ou ruins. Além disso, 61% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 39% regular ou seca.
Na semana passada, esses índices eram de 10% boas ou excelentes, 55% médias e 35% ruins. Do lado das condições hídricas, 58% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 42% com regulares ou secas.
0 comentário

Milho acompanha clima nos EUA e altas na soja para fechar no campo misto em Chicago

Consumo de milho para etanol no Brasil pode mais que dobrar em breve, diz Abramilho

Apesar de perspectiva baixista para estoque global de milho em 2025/26, fator não deve afetar preços

Milho se ajusta na B3 e volta a subir nesta 4ª, apesar de pressão da safrinha

Milho, por Radar Investimentos: 62% da área prevista já havia sido semeada até domingo nos EUA

Clima favorável nos EUA pressiona cotações do milho nesta 3ª feira em Chicago