Chuva e frio atrasam plantio e desenvolvimento do milho no Paraná
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.
O relatório semanal apontou que, 78% das lavouras de milho verão foram semeadas até a última segunda-feira (17). Deste total, 11% ainda estão em germinação e 89% já avançaram para a fase de desenvolvimento vegetativo.
As atividades mais adiantadas estão nas regionais de Francisco Beltrão, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Toledo e Umuarama (100%), Ponta Grossa (98%), Londrina (95%), Laranjeiras do Sul (92%) e Cascavel (89%).
Por outro lado, as atividades mais atrasadas estão em Jacarezinho (35%), Ivaiporã (40%), União da Vitória (45%) e Pitanga (50%).
Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam o plantio do milho avança com dificuldades, mas as chuvas têm beneficiado o desenvolvimento das áreas recém implantadas na região Norte do estado.
Já nas regionais Oeste e Centro-Oeste, as culturas de verão estão enfrentando dificuldades na emergência e lentidão no desenvolvimento.
As chuvas das últimas semanas também têm causado erosões em áreas da região Noroeste.
Na região Sul, os trabalhos se concentram no plantio, mas o excesso de chuvas e dias nublados está atrasando o desenvolvimento vegetativo da cultura.
Por fim, o tempo tem se mantido chuvoso da região Sudoeste, com poucas janelas de oportunidades para dar continuidade às atividades a campo.
“O desenvolvimento das lavouras de milho segue em ritmo lento. Há relatos de que o crescimento das plantas está atrasado devido à baixa temperatura e à pouca luminosidade”.
0 comentário
B3 fecha 3ªfeira com elevações e preço do milho atinge maior patamar do ano no Brasil
Apesar de exportações menores do que as de 2023, analista não vê problemas de liquidez e preços no Brasil
Faltam apenas 3% das lavouras para Paraná encerrar plantio do milho verão, diz Deral
Compras técnicas sustentam altas para o milho de Chicago nesta 3ªfeira
Anec reduz previsão de exportação de milho do Brasil para 5,92 mi t em outubro
Preço do milho no Mato Grosso é 49,69% maior do que no mesmo período de 2023, indica Imea