Clima ainda dificulta ações de colheita e plantio do milho no Paraná
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.
O relatório semanal apontou que, praticamente 100% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado, restando apenas menos de 1% na região de Londrina, atrasada devido as chuvas.
Ao mesmo tempo, o reporte traz o avanço das atividades de plantio da safra verão de milho com 67% da área já semeada, com 22% das lavouras em germinação e 78% já em desenvolvimento vegetativo.
As atividades mais adiantadas estão nas regionais de Francisco Beltrão, Toledo e Umuarama (100%), Ponta Grossa (95%), Pato Branco (83%) e Laranjeiras do Sul (82%).
Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam que o plantio da 1ª safra avança de forma lenta e pontual com expectativa de avanços nas próximas semanas, após elevação das temperaturas.
Já nas regionais Oeste, Centro-Oeste e Sudoeste, o plantio tem avançado de forma satisfatória, restando apenas áreas localizadas em municípios mais frios.
No Sul do estado, a cultura do milho entrou em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, mas as maiores áreas serão implantadas depois da colheita do trigo. “O clima adverso também está retardando a germinação e o desenvolvimento vegetativo dessas culturas recém-implantadas”.
0 comentário
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo
Controle de daninhas e pragas na cultura da soja ajudam na produtividade também do milho