Plantio do milho verão vai à 32% no Paraná e produtores já se preocupam com ataque de cigarrinhas
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.
O relatório semanal apontou que 97% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado. Enquanto isso, os 100% de área restante estão em maturação.
As regiões mais atrasadas nas atividades são Jacarezinho e Paranavaí (70%), Ivaiporã (91%) e Cornélio Procópio (93%).
Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 69% das lavouras como em boas condições, 26% em médias e 5% em ruins.
Ao mesmo tempo, o reporte traz o avanço das atividades de plantio da safra verão de milho, com 32% da área já semeada, com 53% das lavouras em germinação e 47% já em desenvolvimento vegetativo. No total, o estado deve cultivar 404.305 hectares.
As localidades mais adiantadas no plantio são Francisco Beltrão (85%), Ponta Grossa (65%), Pato Branco (60%), Laranjeiras do Sul (56%) e Irati (30%).
Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam que as chuvas dos últimos dias paralisaram os trabalhos de colheita na região Norte, que devem ser retomados nos próximos dias.
Já nas regionais Oeste e Centro-Oeste, restam algumas áreas por colher. Em Cascavel, por exemplo, a média final foi satisfatória quando comparada ao ano anterior, assim como a qualidade dos grãos.
A colheita também será encerrada nos próximos dias nas regiões Noroeste e Sul, mantendo um bom período para o plantio da safra de soja 2022/23.
Enquanto isso, a região Sudoeste já iniciou o plantio da safra de verão e, mais uma vez, se preocupam com a infestação de cigarrinhas. “Este deve ser o fator determinante para a redução ou aumento das áreas na região”, aponta o relatório.
0 comentário
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo
Controle de daninhas e pragas na cultura da soja ajudam na produtividade também do milho