Paraná colheu 84% do milho safrinha e já iniciou plantio da safra verão, diz Deral
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.
O relatório semanal apontou que 84% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado. Enquanto isso, 99% da área está em maturação e o 1% restante segue em frutificação.
Leia mais:
+ Colheita do milho entra na reta final em Campo Mourão/PR com produtividade média de 100 sc/ha
Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 66% das lavouras como em boas condições, 27% em médias e 7% em ruins.
Ao mesmo tempo, o reporte traz o início das atividades de plantio da safra verão de milho. Ainda sem corresponder à 1% do total esperado, 100% das lavouras semeadas estão em germinação e com boas condições.
Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam que há relatos de acamamento do milho nas áreas mais afetadas pelas cigarrinhas na região Norte, mas também há áreas apresentando produtividade dentro do esperado.
Já nas regionais Oeste e Centro-Oeste, a colheita foi interrompida diante da alta umidade e céu encoberto. De qualquer forma, as produtividades até aqui são variadas, ficando abaixo do esperado em Toledo.
A colheita também foi paralisada na região Noroeste devido as chuvas da última semana, deixando algumas áreas para serem colhidos em setembro. “As produtividades obtidas se mantêm abaixo do estimado inicialmente”, aponta o relatório.
Outra região com atividades interrompidas pela chuva foi a Sul. A expectativa é retomar os trabalhos assim que a umidade do solo permitir o trânsito de máquinas.
Por fim, a região Sudoeste está encerrando a colheita com poucas áreas ainda restando.
0 comentário
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo
Controle de daninhas e pragas na cultura da soja ajudam na produtividade também do milho