Colheita do milho vai à 99,73% no MT e comercialização avança 4,63 p.p. no mês, diz Imea
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando um novo reporte sobre a colheita da safra de milho 2021/22 no Mato Grosso, contabilizando que 99,73% dos trabalhos foram finalizados até a última sexta-feira (05).
Esse patamar fica à frente do registrado no mesmo período da safra passada, quando as atividades tinham sido concluídas em apenas 93,47% do total e também avançado em comparação à média dos últimos 5 anos, que é de 96,64%.
Olhando para as regiões mato-grossenses, as mais adiantadas na colheita são a Nordeste e a Noroeste com 99,99%, seguidas por Oeste (99,97%), Médio-Norte (99,96%), Norte (99,89%), Sudeste (99,07%) e Centro-Sul (98,97%).
Comercialização
Ao longo do mês de junho/22 a comercialização da safra de milho 2021/22 de milho avançou 4,63 pontos percentuais no Mato Grosso ante ao mês anterior e totalizou 68,20% da produção estimada para a temporada já comercializados.
“Esse avanço se deu em função do maior volume de milho no mercado físico, devido à colheita avançada do cereal, em relação à safra passada, no último mês no estado e a necessidade de dar vazão ao milho devido à falta de armazéns, uma vez que Mato Grosso possui um grande déficit de armazenagem de grãos”, diz o Imea.
O relatório destaca que, apesar deste avanço, as vendas do cereal continuam atrasadas no comparativo com o mesmo período da safra 2020/21 em 15 pontos percentuais.
Do lado dos preços, a média comercializada no estado foi de R$ 61,48 a saca, 5,33% a menos que no mês anterior, puxado principalmente pela maior oferta do cereal e a queda nas cotações do milho corrente na Bolsa de Chicago ao longo do mês.
0 comentário

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA

Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho

Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago

Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago

Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis

Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab