Paraná já colheu 57% do milho e Deral indica quedas de produtividade em diversas regiões
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.
O relatório semanal apontou que 57% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado. Enquanto isso, 93% da área está em maturação e os 7% restantes seguem em frutificação.
As localidades mais adiantadas na colheita são Irati (100%), Pato Branco (95%), Guarapuava e União da Vitória (90%), Francisco Beltrão e Ponta Grossa (85%). Já as mais atrasadas são Jacarezinho (15%), Cornélio Procópio (16%), Londrina (24%) e Umuarama (26%).
Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 67% das lavouras como em boas condições, 25% em médias e 8% em ruins.
As regionais com maiores índices de lavouras avaliadas como ruins são Laranjeiras do Sul e Pato Branco (40%), Francisco Beltrão (25%), Umuarama (20%) e Cascavel (16%).
Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam que a maioria das áreas de milho está em maturação na região Norte, com a colheita avançando onde a umidade dos grãos possibilitou as atividades.
“Há uma pequena queda no rendimento, pois além da cigarrinha, que dificultou o desenvolvimento vegetativo do cereal, as doenças de fim de ciclo e o pulgão do milho vêm afetando o milho mais recentemente”.
Nas regionais Oeste e Centro-Oeste observa-se perdas na produção nas áreas de milho acometidas por geada, enfezamento e outras doenças.
A porcentagem da área colhida aumenta na região de Noroeste com expectativa de produção diminuindo, principalmente em função do enfezamento.
Na região Sul, a colheita se encaminha para a reta final com bons rendimentos em Pitanga, mas produtividades menores em Laranjeiras do Sul.
Por fim, a região Sudoeste aproveitou o clima seco dos últimos dias para avançar com a colheita que deve se encerrar nos próximos dias. “A produtividade foi diminuindo nas lavouras mais tardias e a produção ficará abaixo das estimativas iniciais”.
0 comentário
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo
Controle de daninhas e pragas na cultura da soja ajudam na produtividade também do milho
Olhando para boa safra de verão, milho fecha 3ªfeira recuando na B3