StoneX eleva previsão de exportação de milho do Brasil em 2022; vê aumento em julho
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de milho do Brasil para 2022 foi estimada nesta sexta-feira em 41 milhões de toneladas, o que igualaria o recorde de 2018/19, disse consultoria StoneX, que elevou sua projeção mensal em 1 milhão de toneladas após ajustar para cima a perspectiva de safra.
A produção total do país em 2021/22 foi estimada também nesta sexta-feira em um recorde de 119,3 milhões, disse a StoneX.
Além da safra maior que a esperada, para elevar a projeção de embarques a empresa também considerou a oferta restrita de milho no mercado internacional em meio à guerra na Ucrânia, o que traz mais interessados ao cereal brasileiro.
Na temporada passada, quando o Brasil produziu 86,6 milhões de toneladas, com a safra sofrendo com geadas e seca, a exportação brasileira somou apenas 20,9 milhões de toneladas.
O analista de inteligência de mercado da StoneX João Pedro Lopes comentou que os embarques de junho foram fortes para o período, superando 1 milhão de toneladas, confirmando o interesse do mercado global pelo produto do país.
"O governo divulgou hoje o volume embarcado em junho. Ficou em 1,05 milhão de toneladas, o que é um número alto para essa época do ano", ressaltou ele à Reuters.
Mas a maior parte só começa a ser exportada mesmo a partir de julho/agosto, com a chegada da colheita da segunda safra ao mercado.
Conforme dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), de janeiro a maio os embarques do Brasil somaram cerca de 5 milhões de toneladas, enquanto as exportações de milho do país costumam ganhar força no segundo semestre.
Para este mês, disse o analista, "no momento nossos indicativos de line-up apontam para um volume mais próximo do registrado em julho de 2020, algo em torno de 3,5 milhões de toneladas".
Em julho do ano passado, o Brasil embarcou 2 milhões de toneladas, e em julho de 2020, 4 milhões de toneladas, citou ele.
0 comentário

Safrinha conta com boas condições climáticas e preços do milho no Brasil têm semana de queda; Chicago de olho no Corn Belt

Incentivada pelo bom desempenho da safrinha, StoneX eleva previsão para produção total de milho no Brasil para 132,4 mi ton

Milho de Chicago ainda busca sequência de 50 anos com preços estagnados

Milho: Mercado futuro finaliza a sessão desta 5ª feira em campo misto na CBOT

Milho: mercado futuro milho avança na sessão desta 5ª feira em Chicago

Novas vendas de exportação dos EUA ajudam e milho fecha quarta-feira com altas em Chicago