HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Produtor colhe mais de 200 sacas de milho em área irrigada em Ipiranga do Sul/RS

Publicado em 07/02/2022 14:05

O rendimento de mais de 200 sacas de milho, mesmo em um período de estiagem prolongada, deixou o produtor Waldecir Scolari, de Ipiranga do Sul, muito otimista. Ele cultivou dois hectares de milho com sistema de irrigação, em uma área que era utilizada com o cultivo soja no verão e pastagem no inverno. A experiência com o cultivo irrigado foi compartilhada com cerca de 40 produtores e lideranças do município em Tarde de Campo, na propriedade localizada na comunidade Linha Inhaque, na quinta-feira (03/02), promovida pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Sicredi. Scolari contou que foi incentivado pelo extensionista rural e engenheiro agrônomo do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Ipiranga do Sul Bruno Utermoehl.

Na irrigação de um hectare, por exemplo, o produtor teve um custo de implantação do sistema de R$ 17 mil, com rendimento de 202 sacas. Na safra passada, sem uso da irrigação, a produtividade ficou em 160 sacas por hectare, com diferença de 40 sacas. "Fui desafiado e no início não acreditei muito que a área teria toda esta produtividade. Dá trabalho, mas compensa", ressalta o agricultor. Com o resultado obtido, o produtor contou que já fez projeto para aumentar em mais cinco hectares a área irrigada para a próxima safra. "A ideia é chegar a 230 a 250 sacas por hectare", projetou confiante. No total, a propriedade tem área de 27 hectares que são destinadas às culturas de soja e milho.

Para demonstrar a alta produtividade, o extensionsita e o produtor expuseram os dados da propriedade, bem como as vantagens econômicas proporcionadas pelo sistema de irrigação e os requisitos para implantar o sistema na propriedade. Dentre as exigências, Utermoehl destacou a necessidade de reservação de água em quantidade suficiente para a área a ser irrigada, energia elétrica com carga compatível com o equipamento a ser instalado, projeto técnico viável, conhecimento para manejar uma lavoura de alta produtividade e atendimento à legislação ambiental. Para atingir esta produtividade, produtor e Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) trabalharam juntos, alcançando um resultado positivo. "A cultura do milho em, todo seu ciclo, precisa de no mínimo 600 milímetros de água. E com o processo de irrigação na propriedade, de setembro e janeiro, chegamos a 660 milímetros (irrigação e chuvas)", explicou o extensionista.

Abertura - A atividade foi acompanhada por diversas lideranças e parceiros, dentre elas o vice-prefeito, Fabiano Klein, os secretários municipais da Agricultura, Erlon Baruffi, do Meio Ambiente, Gilberto Toaza, de Obras, Eloir Pegoraro e o gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello. Também prestigiaram o evento, o gerente da Carteira de Agronegócios do Sicredi, Dionatan Vitali, o vice-presidente da Creral (Cooperativa de Eletrificação Rural), Humberto Toazza, entre outros.

O vice-prefeito agradeceu aos secretários, ao Sicredi, a Creral e demais lideranças, além da família do produtor. "A municipalidade está pronta a atender a todos. A Prefeitura é parceira para atender na construção de açudes, juntamente com as demais demandas", afirmou.

Tonello agradeceu às parcerias da Prefeitura, das cooperativas Sicredi e Creral, que são fundamentais na propriedade, e a família pela cedência da propriedade para a atividade. "Estamos vendo aqui um exemplo de propriedade", comentou ao destacar a importância do sistema de irrigação para tornar a propriedade mais produtiva. Também se pronunciaram os representantes do Sicredi, quanto aos recursos e financiamentos disponibilizados aos produtores. Já o representante da Creral destacou incentivos na área de energia elétrica para que as propriedades continuem aumentando suas produções.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário