Governo Federal vai anunciar redução do PIS e Cofins para importação do milho, diz FPA

Publicado em 16/09/2021 17:17
Medida defendida pela FPA irá mitigar o desabastecimento em função da escassez do grão no país

As secas e geadas ocorridas neste ano têm prejudicado a produção de milho no país. Diante disto, a solução para evitar o desabastecimento tem sido a importação do grão no mercado internacional. Mas com a queda da produção, veio a alta dos preços e a solução para que os criatórios brasileiros não sofram com o desabastecimento vem em forma de decreto do Governo Federal para redução a zero da alíquota de contribuição do PIS e Cofins para importação de milho – informação antecipada pelo vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Evair de Melo (PP-ES), após reunião com a equipe do Ministério da Economia, nesta quinta-feira (16).

A sinalização de que o setor de produção de proteína animal sofreria com a falta de milho foi feita pelo próprio deputado Evair de Mello, ainda no mês de agosto. Segundo o parlamentar, “muitas regiões do Brasil sofreram com as intempéries climáticas, o que tem gerado desequilíbrio na produção”.

O deputado explica que com a redução da alíquota sobre a importação do grão, “o setor agropecuário poderá seguir produzindo e o país poderá continuar trabalhando, sem a escassez de milho e consequentemente sem o desabastecimento de proteína animal”.

Matéria-prima principal de vários pratos da culinária típica brasileira como canjica, cuscuz, polenta, angu, mingaus, pamonhas, cremes, entre outros como bolos e pipoca, o milho é um alimento com alto potencial energético devido ao seu importante teor de amido. Além disso, o grão é utilizado na alimentação animal, principalmente na avicultura e suinocultura, sendo também consumido pela indústria para diversos fins.

Seu uso industrial não se restringe a alimentos, o milho é largamente utilizado na produção de elementos espessantes e colantes, na produção de óleos, papel, remédios, roupas, tintas, aplicado em mais de 150 diferentes produtos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

    Essa medida não vai influenciar em nada os preços. Quem importa milho são as grandes indústrias que automaticamente são grandes exportadores. Quando eles exportam usam a lei Kandir, onde já há isenção desses impostos. É só notícia para assustar o produtor.

    4
  • Jarel Areomar

    Impressionante que nao sai uma medida para ajudar o produtor. Vao tirar o imposto de importar maquinário? Ou para qualquer insumo? Nao! Vao importar milho para o produtor perder preço. E se te pegam cruzando a fronteira com defensivo voce eh traficante.

    9
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr. Jarel, medidas assim são "fundamentais" para arregimentar VOTOS! Sempre foi assim... Agora, vamos ver o que vai acontecer com os preços dos insumos(maquinário, fertilizantes, etc., etc., etc..,) quando as cotações das commodities retornarem aos valores históricos...

      4