Falta plantar apenas 1% das lavouras de milho na Argentina
O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas atualizando seus dados para a safra de milho 2020/21. Segundo a publicação, os trabalhos de plantio da nova safra seguem avançando pelo país e já atingem 99% do total até o dia 04 de fevereiro.
Este índice avança um ponto percentual com relação a semana anterior e fica empatado com o percentual do que era registrado neste período para a safra anterior 2019/20. Entre as regiões que ainda seguem com trabalhos, estão Santa Fé (99%), Salta (98%), Avellaneda (90%), Chaco Pcia. R.S.Peña (74%), Formosa (73%) e Chaco Charata (70%).
As lavouras mais adiantadas, que tem mais porcentagem de lavouras já em maturação, são Corrientes (100%), Rosario Del Tala (73%), Paraná (60%) e Avellaneda (30%).
Qualidade das lavouras melhorou com as últimas chuvas no país
Na regional de Buenos Aires, as chuvas que ocorrem na semana passada e no início desta vieram em momento muito oportuno para as lavouras que estão em enchimento de grão e começando a florir nas delegações de Pergamina, Junín, La Plata e Veinticinco de Mayo. Em Lincoln, mesmo com chuva, continua com tendência de registros menores com o milho precoce mais afetado.
Em Córdoba, o milho precoce está avançando na fase de enchimento de grãos nas delegações de Laboulaye, Rio Cuarto e San Francisco, onde as chuvas abundantes que caíram durante esta semana melhoraram a umidade. Já na delegação de Marcos Juárez houve uma forte queda de granizo na semana passada causando 100% de danos em regiões da zona sul de Laborde e W. Escalante e o norte de Monte Buey. A situação se repetiu nas delegações de San Justo, Colón e Totoral.
Já em Entre Rios, as chuvas registradas desde sábado foram muito oportunas para o milho tardio e de segundo grau, mas não para o milho precoce e de primeiro grau, que estão a fechar o ciclo. “Muitos desses lotes passaram seu período crítico na 2ª quinzena de dezembro com déficit hídrico, sendo os departamentos mais afetados os localizados ao sul e oeste”, pontua o Ministério.
A regional de La Pampa, também registrou precipitações generalizadas na delegação de General Pico que elevaram a umidade do solo para regular/adequada em toda a região. Por outro lado, na delegação de Santa Rosa não choveu nesta semana e as temperaturas foram moderadas. “Embora a primeira quinzena de janeiro tenha registrado chuvas, atualmente a umidade do solo é razoável e já existem áreas onde a umidade começa a ser de regular a baixa”, detalha a publicação.
Em Santa Fé, as chuvas registradas durante a semana ajudaram o desenvolvimento das lavouras nas delegações de Rafaela, Casilda e Venado Tuerto. “Os lotes mais avançados começarão a entrar no estágio de maturidade fisiológica, evoluindo com um bom regime térmico até a maturidade comercial. Com o tamanho da espiga definido, assim como o número de grãos por componente da espiga, resta apenas confirmar o seu peso, que, com a recarga recente, terá rendimentos aceitáveis”, dizem os analistas ministeriais.
O plantio da safra de milho continua avançando significativamente em Chaco, onde os lotes implantados desenvolvem-se em boas condições nas fases vegetativas.
Já a regional de Santiago del Estero tem situações distintas, já que houve uma precipitação altamente variável em toda a província variando entre 30 e 100 mm. No geral, observa-se bom crescimento vegetativo das plantas, exceto ao norte de Moreno e no sul de Alberdi, que são as áreas mais carentes.
Por fim, em NOA os primeiros dias da semana foram ensolarados e com altas temperaturas, até a entrada de uma frente fria no sábado. Isso fez chover e a temperatura cair drasticamente. A delegação de Jujuy já encerrou o plantio do milho, enquanto Salta estão quase concluída. Já em Tucumán, as condições da safra melhoraram rapidamente com as chuvas atuais.
0 comentário

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA

Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho

Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago

Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago

Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis

Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab