Milho no contexto da lavoura arrozeira
De autoria dos professores Paulo Régis Ferreira da Silva, Enio Marchesan e Ibanor Anghinoni, foi lançada nesta quarta-feira (dia 1º) a sexta Circular Técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz. “Milho no contexto da lavoura arrozeira: potencialidades, desafios e avanços” é o tema desse novo estudo divulgado pela autarquia.
Recentemente, o Irga aderiu ao programa Pró-Milho/RS, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, por acreditar no potencial dessa cultura em rotação com o arroz. “A grande vantagem do cultivo do milho nessas áreas (de arroz irrigado) relaciona-se à possibilidade de se usar outras moléculas de herbicidas, que controlam eficientemente essas espécies de plantas daninhas”, destacam os autores na introdução desta sexta circular.
O instituto já lançou outras cinco circulares: “Manejo da adubação nitrogenada de cobertura no arroz irrigado no Sul do Brasil”; “Irga 431 CL: resistência à brusone e excelente qualidade de grãos”; “A lavoura arrozeira – bem conduzida – contribui para reduzir a emissão de gazes de efeito estufa”; “A quebra da resistência à brusone e o manejo de doenças em arroz irrigado”; e “Compactação do solo: um dos grandes desafios para o cultivo da soja em terras baixas”.
A Circular Técnica é um posicionamento institucional da autarquia. A primeira foi lançada em julho do ano passado. A Comissão de Pesquisa do Irga listou aproximadamente 20 assuntos que, no futuro, serão transformados em circulares. O projeto gráfico e a diagramação são de autoria da servidora Raquel Flores.
Para acessar as Circulares Técnicas, clique aqui.
0 comentário
Milho segue negativo na B3 com mercado acompanhando queda do dólar nesta 4ªfeira
Futuros do milho abrem a quarta-feira recuando nas Bolsas Brasileira e de Chicago
Radar Investimentos: Mercado pode enfrentar maior pressão sobre os preços do milho
Com dólar enfraquecido nesta 3ªfeira, cotações do milho voltam a recuar na B3
Deral indica aumento na expectativa de boa safra de milho verão do Paraná
Cotações do milho se movimentam pouco em Chicago com safras boas limitando os ganhos