Bolsa espera a realização de seis leilões de milho da Conab este ano

Publicado em 25/10/2019 16:09

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ofertou esta semana por meio de leilão de venda, 50 mil toneladas de milho em grão a granel. Deste total, mais de 28,7 mil toneladas foram arrematadas por corretoras associadas à Bolsa Brasileira de Mercadorias, ou seja, 57% da oferta. Houve um aumento de 6%, em media, entre o valor de abertura e o de fechamento. No total, a Conab deverá ofertar nos meses de outubro e novembro em torno de 300 mil toneladas de milho, divididas em seis leilões semanais. O produto está depositado em armazéns no estado de Mato Grosso.

Os leilões são destinados, especialmente, para criadores dos segmentos de avicultura, suinocultura, bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura e piscicultura, além de cooperativas de criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos, caprinos e peixes e indústrias. De acordo com a própria Conab, um dos motivos é evitar que a perspectiva de alta nas exportações de milho afete o atendimento da demanda interna, sobretudo no período de entressafra.

Conforme uma análise técnica realizada pela Companhia, o pequeno e médio produtor não possuem margem para negociação diante da baixa oferta, nem mecanismos para a compra antecipada do insumo, lançando mão da aquisição no mercado disponível, muitas vezes com custos elevados. Com as operações de leilão, abre-se a possibilidade para que esses criadores formem os estoques necessários, já que o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), que oferta o milho removido por frete a unidades da Conab no país, tem quantidade de venda limitada por produtor.

Os participantes dos leilões devem estar cadastrados no SICAN – Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e Demais Agentes , e na Bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação e que estejam em situação regular no SIRCOI – Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab.

O segundo leilão de milho da Conab está marcado para o dia 31 deste mês, às 9h. Confira o edital.  As negociações ocorrem por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). Em paralelo, a Companhia também está realizando leilões de Pep e Pepro para laranja, em apoio aos citricultores gaúchos.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Bolsa Brasileira de Mercadorias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário