Governo federal garante maior participação de MS em leilões da Conab
Representando os interesses dos produtores rurais sul-mato-grossenses, o diretor tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, participou de uma reunião, nesta quarta-feira (2), com o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Nery Geller.
A pauta em debate foi o aumento da participação dos estados da região Centro-Oeste nos leilões promovidos pela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, nos prêmios Prepo – Prêmio Equalizador Pago ao Produtor e PEP – Prêmio para Escoamento do Produto. A intenção é elevar a representatividade de Goiás e Mato Grosso do Sul no certame, visto que tiveram volume de comercialização bem abaixo de Mato Grosso.
De acordo com Novaes, que é atual presidente da comissão nacional de cereais, fibras e oleaginosas da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o volume ofertado na semana passada não foi suficiente para atender a demanda dos produtores rurais interessados em negociar maior quantidade do produto. “Solicitamos atenção para os estados com menor participação, pois, atenderá outro problema sério que é a falta de espaço para armazenagem”, pontuou.
O secretário de Políticas Agrícolas do Mapa declarou aos produtores dos dois estados que podem ficar tranquilos com relação a garantia de participação nos leilões promovidos pelo governo federal. “Se for necessário será feito um aporte maior para garantir os direitos constitucionais dos agricultores”, reforçou Geller.
O produtor rural, Moisés Schimidt, comentou que a sinalização do Mapa alivia a preocupação dos produtores goianos e sul-mato-grossenses que estão tendo dificuldade para escoar a produção. “Precisamos ajustar o preço mínimo para equivaler com os custos, para então participar dos leilões”, concluiu.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
0 comentário
Preço do milho na B3 cai até 1,4% nesta quarta-feira, mas cotações da safra nova seguem subindo
Futuros do milho seguem subindo em Chicago após números do USDA de sexta-feira
Preço do milho abre a quarta-feira voltando a subir em Chicago
Milho: Segunda safra deve crescer em 2025; especialista dá dicas
Preço do milho na B3 tem leve recuo nesta terça-feira, mas cotações seguem sustentadas
Plantio da safrinha de milho vai a 2% no Paraná, enquanto colheita de verão ainda não soma 1%