Goiás terá leilões de Pepro de milho na próxima semana, garante Ministério da Agricultura
Os primeiros leilões de milho safrinha devem ocorrer em Goiás na próxima semana. Esse foi o compromisso assumido pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Neri Geller, com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Bartolomeu Braz Pereira, e diretores da Aprosoja Brasil, durante reunião nessa terça-feira (27/6), em Brasília.
No encontro, Bartolomeu falou da urgência em promover esses leilões no Estado, pois devido ao aumento da oferta do cereal os preços estão operando abaixo do mínimo oficial (R$ 19,21) desde a semana passada. Nessa terça, por exemplo, a cotação média da saca de 60 kg em Goiás foi de R$ 18,13, segundo dados do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).
Diante da solicitação, Geller afirmou que ainda nesta semana o Mapa vai divulgar os editais de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) e talvez de PEP (Prêmio para Escoamento de Produto) para atender o Estado. Conforme o secretário, os leilões já devem acontecer na próxima semana.
“Aprosoja-GO e Faeg vinham informando o ministério sobre o andamento do mercado goiano. Acreditamos que essa medida é importante e vem em boa hora para colaborar na comercialização dos produtores e ajudar o escoamento da safra”, destacou o presidente da Aprosoja-GO, que também é vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Alerta
É importante que os produtores fiquem atentos às empresas que vão participar das negociações, alertou Bartolomeu. “Tivemos relatos de que no Mato Grosso algumas empresas estão fazendo venda casada: pegam o prêmio do Pepro e já comercializam seus insumos com preços bem acima do mercado”, ressaltou o presidente da Aprosoja-GO.
0 comentário

Milho tem 3ª feira positiva tanto na B3, quanto na Bolsa de Chicago com apoio de clima e dólar

Preços do milho sobem na B3 e em Chicago nesta 3ª feira, de olho no clima

Colheita de milho 2ª safra do Paraná tem início, chuva recente ajudou, diz Deral

Milho fecha no vermelho na B3 nesta 2ª feira, com pressão do dólar, gripe aviária e safrinha

Milho/Cepea: Oferta elevada mantém pressão sobre cotações

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA