Brasil oficializa isenção de tarifa para importação de milho
(Por Roberto Samora)
SÃO PAULO (Reuters) - O governo brasileiro oficializou nesta sexta-feira que zerou a tarifa de importação de milho para compras de fora do Mercosul, segundo publicação no Diário Oficial da União, uma medida que havia sido aprovada nesta semana pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).
A resolução, que visa aumentar a oferta do cereal em um mercado doméstico atingido por preços em patamares recordes --o que afeta margens das indústrias de carnes--, valerá por um período de 180 dias, para uma cota de 1 milhão de toneladas.
O milho dos Estados Unidos, os maiores exportadores globais, deve ser beneficiado pela isenção da tarifa de 8 por cento. Na quarta-feira, os contratos futuros na bolsa de Chicago chegaram a ficar sustentados pela decisão do governo brasileiro, anunciada na última terça-feira.
A medida, assinada pelo presidente da Camex, o ministro Armando Monteiro, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entra em vigor na data de sua publicação.
Mas a resolução diz ainda que a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) editará norma complementar, visando estabelecer os critérios de alocação da cota.
2 comentários
B3 antecipa movimento de queda dos preços do milho que ainda não apareceu no mercado físico
Demanda por milho segue forte nos EUA e cotações futuras começam a 6ªfeira subindo em Chicago
Radar Investimentos: Milho brasileiro encontra barreiras no mercado internacional
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
JOÃO FÉLIX DO NASCIMENTO Bom Jesus - GO
Com qual preço este milho chegará no Porto em Santos ou Paranaguá ?
Renato Luiz Hannisch Santa Maria - RS
Essa regra é pra milho que está chegando ao Porto?? ou que ainda será comprado e embarcado, chegando aqui em uns 100 dias?