Kátia Abreu propõe isenção de PIS/COFINS para importação de milho

Publicado em 30/03/2016 10:39
Medida, segundo ela, busca equilibrar a relação entre o preço do grão e das carnes

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) enviou ao Ministério da Fazenda proposta de isenção do PIS/COFINS para a importação de milho. Segundo ela, a medida é necessária devido ao aumento das exportações brasileiras do grão. Por isso, há necessidade de incentivar a importação para abastecer o mercado interno, a fim de não encarecer os custos de produção das carnes suína e de aves, já que o milho é a base na alimentação dos animais.

“O preço de paridade de exportação do milho exerce pressão no preço interno que, aliado à dificuldade do setor produtivo de carne em repassar os acréscimos de custos ao consumidor, recrudesce este cenário”, ressalta a ministra no documento, protocolado nessa quarta-feira (29) no Ministério da Fazenda.

Kátia Abreu salienta que a incidência de PIS/COFINS nas importações onera o custo do grão e tem reflexo na formação de preços regionais. Diante disso, considera importante a isenção desses tributos como forma de melhorar o equilíbrio na rentabilidade das cadeias produtivas de carnes e ovos.

O secretário de Política Agrícola do Mapa, André Nassar, reforça a proposta da ministra. “Apesar de não haver problemas de abastecimento nacional, hoje há excedente de milho apenas no Paraná, na Região Centro-Oeste e em algumas áreas de Minas Gerais”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Hobson Zaqueu Atayde da Silva Ananindeua - PA

    Não concordo. Ao invés de reduzir o PIS/Cofins para importação por que não reduzir para o produtor local e incentivar o aumento da produção interna?! O Brasil é um país continental, o que precisamos é desburocratizar alguns aspectos da legislação ambiental e aumentar a competitividade por meio da redução dos custos, principalmente dos impostos. Quer dizer para os de fora pode e para os de casa sai mais caro.

    0
  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

    Kátia Abreu parece que foi picada pelo mosquito PT, aquele que transmite o vírus do intervencionismo do governo... Ou será que a convivência com a chefa está afetando o seu juízo? É... pelo jeito, a teta deve estar dando muuuuito leite.

    0
    • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

      Esse mosquito também transmite outras doenças como a cleptomania e a mitomania.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlos, permita-me dar um pitaco: A KÁTIA ABREU NÃO FOI PICADA !! Ela não pode ser picada, pois ela é, e sempre foi, um ser hematófago, que sempre sugou o sangue dos outros para se dar bem. Cite um exemplo de algum fato, onde ela venceu por seus méritos.Concluindo: A KÁTIA É UM REPLICANTE DE Aedes aegypti !!!

      0
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      Somente para uma reflexao,em toda troca brusca de governo quem pagou o PATO foi o POVO DA ROÇA.....

      0
    • ARLINDO ALTRÃO Adamantina - SP

      quando o preço do milho não cobre o custo de produção o que o govêrno faz para ajudar o agricultor? e no momento em que a demanda para compra de milho melhorou os preços para o agricultor, pois o pecuarista esta ganhando com a alta dos preços o granjeiro também daí resolvem penalizar novamente o produtor tirando impostos para importar e forçar a baixa dos preços de milho.

      0
  • Lindalvo José Teixeira Marialva - PR

    Reduzir custos com redução de impostos dos insumos e defensivos importados, como quer Kátia Abreu???!!, não podemos prejudicar o produtor de milho e tratar com carinho os produtores de carnes.

    0
  • Elmo Sanches Flumignan Londrina - PR

    Por que ela nao propoe também a isençao de PIS/COFINS para os insumos que os agricultores adquirem para produzir? Por que beneficiar somente o produtor externo?

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Por que ela está pensando unicamente no governo federal, tentando evitar um aumento ainda maior da inflação. Hoje um representante do setor de carnes, não lembro o nome, disse que até julho o preço da carne de frango irá aumentar, no minimo, 10%.

      1
  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    Vá entender o que se passa na cabeça dessa mentecapta....

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      TEM CHEIRO DE LOBBY DOS FRIGORIFICOS DE FRANGO---E' O FIM DA PICADA MINISTRA PREJUDICAR AGRICULTOR.---

      0
    • Rafael Paloschi Jataí - GO

      Difícil entender uma cabeça igual a de nosso excelentíssima ministra. Primeiramente ela teria que responder pelas atrocidades que comete em seu estado. Depois se disciplinar e definir em qual partido está, pois muda mais de partido do que de roupa, e depois passar a saber o que é agricultura, os custos de produção, o risco climático para se produzir um caroço de milho. Definitivamente não representa a classe produtora....

      0