Na Folha: Estudo revela florestas 'escondidas' que equivalem a uma Amazônia
Uma extensa equipe internacional de 31 pesquisadores em 13 países analisou dados de satélites e concluiu que a Terra tem 9% mais florestas do que se estimava. Estes 4.270.000 km² de floresta até agora "escondidos" têm metade da área territorial do Brasil e equivalem à toda a floresta amazônica.
É uma boa notícia para a ciência melhorar a compreensão da dinâmica e potencial dos sorvedouros de carbono terrestres como as florestas, apesar de o problema ambiental básico continuar o mesmo.
O planeta continua passando por uma mudança climática global, que é acelerada pela emissão de carbono por atividades industriais e agrícolas humanas.
O novo estudo procurou descobrir se as zonas áridas também abrigariam trechos de florestas. Essas regiões mais secas se caracterizam por apresentar uma precipitação (chuva) que é contrabalanceada pela evaporação de água das superfícies e pela transpiração das plantas.
"Os biomas das zonas secas cobrem cerca de 41,5% da superfície terrestre. Elas contêm alguns dos ecossistemas mais ameaçados, embora desconsiderados, incluindo sete dos 25 hotspots de biodiversidade, enquanto enfrentam a pressão das mudanças climáticas e da atividade humana", escreveram os autores do estudo na revista científica americana "Science".
Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo.
1 comentário
COP29: organizações sociais apontam falhas em regras de financiamento
Tocantins oferecerá R$2,5 bilhões em créditos de carbono
Anfitrião da COP29, Azerbaijão ataca Ocidente por críticas a seu setor de petróleo e gás
Materiais de energia limpa podem ser problema futuro, diz pesquisadora
Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano
Medida provisória destina R$ 938 milhões para ações de combate à seca e a incêndios florestais
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Devia causar espanto que somente um comentarista desse espaço, Noticias Agricolas, se manifeste a respeito dessa farsa. O planeta tem áreas florestais que eram desconhecidas e que equivalem à uma Amazonia? Quantas Amazonias precisam ser descobertas para que o clima planetário comece a melhorar? De acordo com os globalistas, enquanto houver um ser humano peidando, vai haver aquecimento global e ponto final. Se os lideres que vivem em Brasilia gastassem menos dinheiro com putas fedorentas, talvez sobrasse dinheiro para pagar o professor Molion escrever um artigo, ou vários para a folha de Sao Paulo. Muita gente da cidade seria esclarecida, mas pagamos para que afinal? Toda essa gente alienada da cidade grande, acreditando nas mentiras das ONGs, agora proprietárias da Amazonia, sob o pretexto de que se colocarmos nosso pobres brasileiros a construir fazendas, propriedades, o planeta vai derreter. Pensar o quê, amigos?