Rumo atualiza projeção de investimento em 1ª fase de ferrovia do Mato Grosso
SÃO PAULO (Reuters) - A Rumo atualizou nesta segunda-feira projeção de investimento em 1ª fase da Ferrovia do Mato Grosso (FMT) para entre 3,8 bilhões e 4,3 bilhões de reais, segundo fato relevante publicado ao mercado.
A projeção, que vale entre julho e dezembro de 2026, considera inclusão de 500 milhões de reais para construção de novo terminal que não estava incluído na estimativa anterior, exclusão de desembolsos realizados até junho e atualização de premissas de construção e econômicas, informou a companhia.
A estimativa anterior, publicada em novembro de 2022, previa investimento na primeira fase do projeto de entre 4 bilhões e 4,5 bilhões de reais.
O terminal de transbordo dessa primeira etapa da FMT será localizado na BR-070, próximo à MT-130, com o objetivo de otimizar a movimentação de carga por meio da malha rodoviária existente e das melhorias de infraestrutura em curso na região, afirmou a Rumo.
O novo terminal iniciará operação em 2026, com 10 milhões de toneladas de capacidade anual, tendo a opcionalidade de acrescentar novos módulos futuramente, segundo a companhia.
A distância ferroviária entre o novo terminal e o Terminal de Rondonopólis será de aproximadamente 160 quilômetros.
"O retorno estimado para o investimento permanece atrativo e em linha com o esperado pela Rumo para esse projeto", afirmou a empresa.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
0 comentário

Os custos de transporte do Reno na Alemanha aumentam com a queda do nível do rio, mas há previsão de chuva

Porto de Santos planeja atrair navios maiores para commodities aprofundando calado

Obras de Bunker no Porto de Santos atrasam, mas mantêm expectativa estratégica

EUA consideram ajustar plano de taxas portuárias para embarcações chinesas após resistência, dizem fontes

Transporte da soja na Amazônia enfrenta protestos indígenas e estradas precárias

Em Guarapuava, lideranças rurais e políticas avaliam situação das estradas vicinais