Rumo diz que enchentes no RS afetam circulação de trens; há 63 bloqueios, diz Antt
SÃO PAULO (Reuters) - A operadora de logística ferroviária Rumo informou nesta segunda-feira que as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana afetaram as operações da empresa no Estado, enquanto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) revelou que há 63 bloqueios de ferrovias gaúchas.
"A circulação de trens neste momento está parcialmente interrompida na região, e os danos aos ativos ainda estão sendo devidamente mensurados", afirmou a Rumo.
Segundo a Antt, os bloqueios se devem às fortes chuvas, que causaram alagamentos, deslizamentos, erosões e quedas de barreiras. Os problemas no transporte ferroviário se somam a outros que atingem a infraestrutura do Estado, devido às tempestades da semana passada.
Conforme a agência, os trechos interrompidos são os seguintes: Triângulo x Cruz Alta; Roca Sales x Lages; Roca Sales x Passo Fundo; Triângulo x Rio Pardo; Triângulo x Cacequi; General Luz x Roca Sales; Rio Pardo x General Luz; General Luz x Pátio Industrial; e Cacequi x Uruguaiana.
"A Antt ressalta que está acompanhando a situação da região em conjunto com a Rumo Malha Sul, concessionária responsável pela concessão das ferrovias no Estado", afirmou a agência, acrescentando que "está realizando o monitoramento climático para avaliar a viabilidade de operações nos trechos, garantindo a segurança".
A Antt disse também que, devido aos bloqueios nas rodovias, o acesso das equipes de manutenção e reparos aos locais de bloqueio nas ferrovias "fica impedido".
A Rumo acrescentou ainda que, com base em uma avaliação inicial, "não se espera desvios materiais dos resultados estimados para o ano de 2024".
Em nota ao mercado mais cedo, a Rumo não detalhou quais vias estão interrompidas.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)
Portos do Arco Norte ganharão novo corredor logístico no Rio Tocantins
Segunda greve portuária dos EUA evitada após sindicato e empregadores chegarem a acordo
Terminais portuários movimentam 97,2% das exportações e importações do Brasil em 2024
BR-101 se mantém como rodovia com maiores preços médios de combustíveis em dezembro, segundo Edenred Ticket Log
Trabalhadores portuários da Costa Leste dos EUA e grupo de empregadores reiniciarão as negociações na próxima semana