Mais de 10 entidades do agronegócio pedem ações para atual cenário marítimo-portuário no BR
Mais de 10 entidades do agronegócio, através da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), enviaram ao governo federal em nome do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, um ofício em que pedem ações para contornar o atual cenário marítimo-portuário no Brasil, com a falta de contêineres, por exemplo, que tem afetado o comércio do agronegócio.
O ofício é assinado pelo deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), que é presidente da FPA.
"Há algum tempo os setores produtivos exportadores e importadores têm sobrevivido com a escassez mundial de contêineres e principalmente de navios, fruto de uma concentração das empresas marítimas e aumento da capacidade dos navios, movimento percebido muito antes da pandemia de Covid-19, a qual apenas potencializou esses gargalos", destaca um trecho.
Os impactos na logística global começaram com a pandemia da Covid-19 e seguem impactando as economias.
As entidades, além de destacarem o atual momento vivido no comércio exterior, solicitam reunião presencial com Tarcísio de Freitas, o mais urgente possível, "para tratarmos da falta de navios e de contêineres, em razão do cenário atual que, a nosso ver, exige um plano de contingência por parte dos Armadores que atuam no Brasil".
"Lembramos que as exportações brasileiras são estratégicas para o país. Trata-se, inclusive, em certo sentido, de tema de soberania nacional, quando observamos que as consequências serão impactantes nas nossas exportações/importações, emprego, divisas e inflação, caso, a despeito das dificuldades de mercado, não façamos valer também nossas necessidades imediatas e futuras de crescimento das exportações do agronegócio", pontuam.
Dentre as entidades, estão o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), além da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outras.
Nas últimas semanas, o Notícias Agrícolas conversou com especialistas em comércio exterior e fontes do setor agropecuário que destacam o atual momento como um "caos logístico", que não afeta apenas o Brasil, mas toda a logística marítima global. Taxas de contêineres chegam a registrar aumento de até 1000% se comparadas ao ano passado.
Leia mais:
+ Medidas não-tarifárias afetam exportações agrícolas para China
+ Caos Logístico: Safra 21/22 do BR corre risco de sofrer com atraso de insumos pela falta de contêineres
+ Gargalos logísticos no café: Tentando driblar problemas, setor precisa unir forças para atender mercado externo
+ Recorde nos fretes marítimos: Preços de contêineres do BR para China que custavam menos US$ 1 mil já chegam a US$ 5 mil
+ Terminal de Meishan, no porto de Ningbo, é reaberto na China, mas logística ainda preocupa
+ Rebocadores trabalham para liberar navio gigante encalhado no Canal de Suez
Veja o ofício na íntegra:
0 comentário
Preço do frete por quilômetro volta a subir e fecha novembro em R$ 6,50, aponta Edenred Repom
Portos RS apresenta dados de movimentação de novembro
Bancada do agro garante regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas em vias públicas
Governo do RS detalha investimento de R$ 731 milhões em infraestrutura para navegação
Rio Mosela na Alemanha reabrirá parcialmente para embarque, viagens limitadas
Autoridades tentam reabrir o rio Mosela na Alemanha para o transporte marítimo