Cresce exportação de farinha de trigo e farelo de aveia pelo Tecon Rio Grande
A farinha de trigo e farelo de aveia tiveram aumento expressivo de exportação no Porto do Rio Grande em 2020. Foi o que registrou a Wilson Sons no Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do Porto de Rio Grande. A farinha de trigo somou 147 contêineres exportados ou 194 TEU (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), um total de 3,8 mil toneladas, com principal destino para a Venezuela. A última movimentação da mercadoria pelo Tecon Rio Grande foi em 2017, quando apenas oito contêineres partiram do terminal.
A farinha de trigo também cresceu em embarques de cabotagem (navegação entre portos marítimos da mesma costa). Foram 275 contêineres (546 TEU), o correspondente a 7,7 mil toneladas, que tiveram como principais destinos os estados de Pernambuco e Alagoas. Em relação a 2019, o volume embarcado da mercadoria por cabotagem quase triplicou.
No ano passado, também foram exportados 48 contêineres (80 TEU) de farelo de aveia, o equivalente a 1,2 mil toneladas, para países da América Latina, como Chile, Colômbia e Costa Rica. Em 2019, o derivado do grão movimentou apenas um container.
O bom desempenho de ambos os produtos acompanha o ritmo da movimentação de alimentos via Tecon Rio Grande, onde mais de 20 segmentos tiveram juntos um crescimento de 14% na comparação com 2019. Foram 35.394 contêineres, 27% das exportações totais do terminal, com destaque para arroz, carne suína e carne bovina. As cargas chegaram a mais de cem destinos, como China, Arábia Saudita, Peru, Estados Unidos, Hong Kong, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos.
0 comentário
Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos