Abiove comemora conclusão das obras na BR-163 no Pará
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) comemora a entrega das obras de pavimentação da BR-163/MT/PA, importante corredor logístico que liga as fronteiras agrícolas do Centro Oeste às Estações de Transbordo de Cargas do Arco Norte. Com a conclusão do trecho, as exportações do Complexo Soja brasileiro vão ficar mais competitivas, com a redução nos custos de transporte relativamente a outras vias semelhantes e maior previsibilidade nas exportações.
“A finalização do trecho irá estimular os embarques por meio dos terminais construídos pelas nossas associadas no Norte do País, aumentando a produtividade, estimulando o desenvolvimento da região e a geração de divisas de exportação”, explica Daniel Furlan Amaral, economista-chefe da Abiove. “Este é um momento muito aguardado pelo setor de oleaginosas. A viabilização da utilização de toda a capacidade da via trará benefícios para toda a cadeia produtiva do Mato Grosso e do Pará”.
A conclusão da BR-163/MT/PA, cuja construção começou na década de 1970 e foi por vezes interrompida, só foi possível graças ao esforço conjunto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Exército Brasileiro e do Ministério da Infraestrutura na região desde 2017.
“Esperamos agora pela concessão do trecho à iniciativa privada com a inclusão dos acessos aos terminais de Miritituba e Santarenzinho, passo fundamental para garantir a adequada manutenção e oferta de serviços necessários em trechos com fluxo intenso de cargas como é o caso da BR-163”, finaliza Amaral.
0 comentário
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos
Novo terminal ferroviário de cargas começa a ser construído em Mato Grosso