Cai volume de carga transportada por trem no PR
A baixa participação do modal ferroviário no transporte de cargas no Pais é um dos fatores apontados pelos técnicos como de maior impacto no Custo Brasil. O trem precisa carregar uma parte mais expressiva da produção nacional para a economia brasileira ganhar competitividade. Hoje, não leva mais que 30%.
Uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta semana, compara a capacidade do modal ferroviário brasileiro com o de outros países. Em relação aos Estados Unidos, por exemplo, a densidade ferroviária é praticamente nove vezes maior (32 contra 3,6). A medida representa a relação entre um quilômetro de trilho por mil quilômetros de território. Outro grande concorrente brasileiro na produção de grãos, a Argentina tem uma densidade ferroviária 3,5 vezes maior (13,5 contra 3,6).
Apesar disso, o modal pouco tem evoluído no País. E o que é pior, no Paraná, ele andou para trás em 2014. O volume de cargas transportadas sobre trilhos do interior para o porto diminuiu cerca de 5% na comparação com os três anos anteriores, segundo a Pesquisa CNT de Ferrovias 2015. No ano passado, o trem levou 46 milhões de toneladas úteis para Paranaguá, contra uma média de 48,5 milhões de toneladas úteis por ano de 2011 a 2013.
Leia a notícia na íntegra no site da Folha Web
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