Goiás: Inscrições para o PAA Leite são prorrogadas
O Governo de Goiás prorrogou o período para o cadastramento de organizações associativas e cooperativas de agricultores familiares no Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás – PAA Leite. Os produtores de leite interessados em participar do programa terão até 22 de setembro para apresentar as propostas.
A ampliação do prazo, divulgada pela comissão especial do PAA Goiás, visa garantir que as organizações tenham mais tempo para concluir a entrega da documentação exigida, e possibilitar que novas entidades se cadastrem no programa.
O cadastramento das propostas é realizado exclusivamente por meio da Plataforma do PAA Goiás, disponibilizada no site da Emater Goiás e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
PAA Leite
O PAA Leite, uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos que integra o rol de ações do Goiás Social, conta com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO). A iniciativa incentiva a produção e o consumo de leite por meio da compra direta de produtos de agricultores familiares.
Após a aquisição, o leite é beneficiado e distribuído gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de entidades assistenciais cadastradas na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Com orçamento de R$ 10 milhões, o programa vai adquirir leite integral de produtores para beneficiar mais de 17 mil famílias em vulnerabilidade social.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, reforça que o PAA Leite é uma iniciativa essencial para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite em Goiás, ao mesmo tempo em que promove a segurança alimentar.
“A extensão de prazo reforça nosso compromisso em apoiar os produtores de leite do Estado, garantindo que todos tenham a oportunidade de participar do programa”, destaca.
A gerente de Agricultura Familiar e Inclusão Produtiva, Cristhian Lorraine Pires, acrescenta que a decisão é fundamental para garantir que todas as organizações possam entregar a documentação necessária e participar do programa.
“Estamos empenhados em apoiar a inclusão de mais produtores, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar na maior escala possível”, completa.
Novo calendário
O cronograma atualizado prevê que a análise e seleção das propostas ocorra entre os dias 23 de setembro e 7 de outubro de 2024, com a divulgação do resultado preliminar em 8 de outubro. A formalização dos contratos será realizada até o final do mesmo mês, e a entrega de alimentos começa a partir de 1º de novembro.
A previsão de encerramento é em 31 de dezembro de 2024, com possiblidade de prorrogação por parte da equipe gestora do programa.
As organizações interessadas devem realizar o cadastramento exclusivamente através da Plataforma PAA Goiás, disponível nos sites da Seapa e da Emater Goiás. Para conferir o edital completo, acesse: https://goias.gov.br/agricultura/programa-de-aquisicao-de-alimentos-do-estado-de-goias-paa-leite.
0 comentário
Conseleite indica leite projetado a R$ 2,4073 em dezembro no RS
Leite/Cepea: Preço ao produtor tem mais um mês de queda
Ano de 2024 foi favorável ao consumo de leite, ajudando a sustentar os preços ao setor produtivo, diz especialista
Leite/Retrospectiva Cepea: Lento avanço da oferta sustenta preço do leite na maior parte de 2024
Sindilat: Setor lácteo trabalha por retomada da produção em 2025
Embrapa Gado de Leite: 2024 foi positivo para o setor lácteo brasileiro, após os desafios enfrentados em 2023