CNA discute desafios para a cadeia produtiva do leite
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu, na quinta (9), os desafios para a cadeia produtiva do leite em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados.
O assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Guilherme Souza Dias, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores como a alta nos custos de produção e da inflação, que tem reduzido o poder de compra do consumidor.
“Temos os insumos dolarizados e receita em reais, o que comprime as margens do produtor. A ração é um dos principais componentes do custo de produção, abocanhando cerca de 45% da receita recebida pelo produtor por litro de leite”, afirmou.
“A cadeia é altamente dependente do mercado interno. Se a economia vai bem, a cadeia vai bem também. No entanto, é importante destacar que a inflação que os produtos lácteos vêm enfrentando no mercado é de custos e não de demanda”, ressaltou.
Dias destacou que é importante discutir políticas de enfrentamento aos problemas da cadeia produtiva e pontuou algumas propostas da CNA como a aprovação dos Projetos de Lei 5925/2019, que trata da desoneração de rações e suplementos para bovinos, e o 4199/2020 (BR do Mar), que possibilitará a diversificação da matriz de transporte ao gerar escala e diluição dos custos.
O assessor citou ainda a possibilidade de alteração da Lei do Agro (n.º 13.986/2020) para disponibilizar subvenção também às opções de compra de milho, a Medida Provisória nº 1064/2021, que estabelece o Programa de Venda de Milho em Balcão, a ampliação do orçamento para o Seguro Rural e estratégias de defesa comercial, por meio do PL nº 952/2019, que limita a importação de leite em pó a produtos com 70% do prazo de validade vigente.
A audiência também ouviu representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia; e das Associações Brasileiras dos Produtores de Leite (Abraleite), de Leite Longa Vida (ABLV), das Indústrias de Queijo (Abiq) e das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios (G100).
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios