Em Nova Odessa (SP), Secretário de Agricultura inaugura Laboratório de Referência em Qualidade do Leite do IZ
A comemoração pelo aniversário de 116 anos do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), continuou no sábado (17) em Nova Odessa, com a inauguração do Laboratório de Referência em Qualidade do Leite. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, fez uma visita técnica à Sede do IZ e inaugurou o laboratório, ao lado do diretor do IZ, Enilson Ribeiro, do coordenador da APTA, Sergio Tutui, pesquisadores e servidores de apoio do IZ.
O novo laboratório pesquisas de monitoramento e transferência de tecnologia para melhoria da qualidade do leite em mais de 110 propriedades de produção de leite bovino e bubalino em cinco macrorregiões paulistas. O IZ também possui laboratório itinerante [trailer] para pesquisas junto ao produtor de outras regiões do Estado. O espaço contempla uma área de microbiologia, que faz análise para detecção de patógenos da mastite e desenvolvimento de pesquisas direcionados ao combate de microrganismos.
"Eu fico muito feliz com a sensibilidade do governador, João Doria, do vice-governador, Rodrigo Garcia, e a competência da nossa equipe dos Institutos da APTA. Isso vai permitir no dia 27 de julho anunciarmos o maior investimento da história do estado de São Paulo na pesquisa. Cumprimento a todos os pesquisadores e servidores do IZ pelos 116 anos. É muito gostoso na paixão de cada um aqui pelo trabalho", afirma Borges.
Enilson lembra que o laboratório é fruto de investimentos do Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP) da Fapesp. "Essa é uma vitória de todos os pesquisadores e técnicos do IZ",
"A palavra é mesmo vitória. Idealizamos esse laboratório em 2017 para gerar informação e respostas para o produtor, cooperativa e consumidor. Nossa meta é que ele seja certificado em breve e se incorporar a rede brasileira da qualidade do leite (RBQL)", diz Luís Roma Junior, pesquisador responsável pelo, que agradeceu também o trabalho de toda a equipe do IZ por essa conquista.
O coordenador da APTA também parabenizou um todo o corpo técnico do Instituto, que há mais de um contribui para o agro paulista e brasileiro. "Eu costumo dizer que para nós, pesquisadores, os laboratório são como nossos filhos. Essa é mais uma entrega do IZ nesses 116 anos. Só tenho que dar parabéns a dedicação da equipe, nosso principal orgulho", afirmou.
O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho, também ressaltou a importância do Instituto sediado no município, lembrando que a história do IZ se confunde com a cidade. "Queremos fazer muita parceria entre município e estado. Hoje pude ver de perto a complexidade do trabalho de todos aqui", diz.
Borges e equipe conheceram também os laboratórios de Bromatologia, Parasitologia, Biotecnologia e Análises e Avaliações de Carcaças. Também foram outorgados ao setor de ovinos, uma Unidade Experimental de Forragicultura e Pastagens e o Banco de Germoplasma com maior diversidade de espécies de sementes de forragem e leguminosas do Brasil, uma referência para o Mundo.
As pesquisas do IZ se concentram em três áreas estratégicas: Produção Sustentável de Carne, Produção Sustentável de Leite e Sistemas de Integrados de Produção Agropecuária. Na sede em Nova Odessa, estão os Centros de Pesquisa de Bovinos de Leite, de Nutrição Animal e Pastagens, de Genética e Reprodução Animal e de Zootecnia Diversificada (ovinos, bubalinos, suínos e aves).
Nos municípios do interior de SP - Sertãozinho, há o Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte, Registro (bubalinos), Tanquinho (suínos), Ribeirão Preto (Leite) e São José do Rio Preto (Bovinos de Corte).
Também participaram da visita: Bill , ex-prefeito e diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), representante do deputado federal Vanderlei Macris; Rafael Brocchi, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa; Orlando Melo de Castro, assessor do Gabinete da Secretaria; Fabio Lavagetti, assessor parlamentar; Luciana Gerdes, diretora do Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Pastagem do IZ; Cecília Veríssimo, responsável pelo Laboratório de Parasitologia do IZ; Anibal Filho, diretor do Centro de Pesquisa e Genética de Reprodução Animal; Mauro Bueno, pesquisador do IZ; e Ricardo Lopes da Costa, diretor da Unidade de Ovinos.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios