Custo de produção do leite subiu 2,89% em maio, segundo Embrapa
A variação do custo de produção de leite em maio foi 2,89%, conforme o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite/Embrapa , calculado pela Embrapa Gado de Leite. Pelo segundo mês consecutivo, a maior alta foi encontrada no grupo Sal mineral, que subiu 8,74% em comparação com o mês anterior. Elevações acentuadas de preços também foram verificadas nos itens que compõem os grupos que se referem à alimentação dos animais, que por sua vez, possuem as maiores participações na ponderação do indicador: Alimentação concentrada, que registrou variação de 5,18% e Produção e compra de volumosos, com alta de 1,81%. Energia e combustível registrou aumento de 1,42% devido principalmente ao reajuste no preço do etanol, já os grupos Sanidade e Qualidade do leite registraram variações idênticas, 0,27%. Os grupos Mão de obra e Reprodução não sofreram alterações. O resumo dos dados encontra-se na Tabela 1.
Nos cinco primeiros meses de 2021, o ICPLeite/Embrapa acumulou alta de 12,50%. O grupo Produção e compra de volumosos continuou apresentando a maior variação, passando a acumular 21,37% de inflação. Devido aos aumentos verificados nos dois últimos meses, o grupo Sal mineral, registrou a segunda maior alta, 18,49%. O grupo Alimentação concentrada acumulou 13,08% de inflação, com as constantes altas nos preços da ração formulada e dos grãos. Já a variação dos preços dos combustíveis no mês em questão, levou o grupo Energia e combustíveis a acumular variação de 6,84%. Os dados encontram-se na Tabela 2.
Segundo o ICPLeite/Embrapa, a inflação dos últimos doze meses foi 36,23%. Acumulando 64,53% de alta, o grupo Alimentação concentrada seguiu pressionando as margens do produtor, ao lado do grupo Produção e compra de volumosos, que registrou alta de 38,65%. Também variando acima de duas casas decimais, os grupos Sal mineral e Energia e combustível acumularam, em um ano, inflações de 23,82% e 19,55%, respectivamente. Os dados encontram-se na Tabela 3.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios