SCRI MAPA e ABRALEITE discutem desoneração de produtos e equipamentos e exportação de lácteos
Na tarde de quinta-feira (17) o secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, embaixador Orlando Leite Ribeiro, acompanhado da diretora da Área de Negociações Internacionais, Sra. Ana Lúcia Gomes, e do diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, Sr. Jean Marcel Fernandes, recebeu o presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, em reunião presencial com a premissa de avançar em pautas que podem transpor os gargalos do setor leiteiro, criar incentivos para a cadeia e diminuir os custos de produção e exportar mais.
O secretário e o presidente entendem que foram abertos alguns mercados desde o começo do governo, mas abrir mercados não basta; é preciso estimular as exportações.
Na reunião, também evoluíram em assuntos relacionados a pleitos da ABRALEITE ao Governo, no sentido da desoneração da cadeia produtiva do leite através de isenção de impostos, como o de importação e ICMS de produtos e equipamentos (robôs ordenhadores, conjunto de teteiras e outros).
Foi proposta na reunião, a realização de um fórum de discussão sobre o porquê das exportações não estarem crescendo como deveriam nestes últimos 2,5 anos, que tiveram dezenas de aberturas de mercados internacionais promovidas pelo MAPA para produtos lácteos.
As exportações de lácteos certamente ajudarão muito o setor, criando melhor desempenho do mercado nacional, regulando e gerando preços melhores e mais estáveis para a grande classe produtora, composta em sua maioria por pequenos e médios.
0 comentário

Setor de laticínios da Índia pressiona por salvaguardas nas negociações comerciais com os EUA

Embrapa Gado de Leite: mercado de leite e derivados registrou uma ligeira piora ao longo de abril e maio

ITESP impulsiona melhoramento genético do gado leiteiro

Com apoio do Senar/MT, produtora rural de Torixoréu aumenta produção de leite em 72%

Especialista explica como escolher o subproduto e o que é preciso planejar antes de definir a dieta

Leite/Cepea: Depois de altas consecutivas no 1° trimestre, preços sinalizam queda em abril