Conseleite-MT é lançado com objetivo de fomentar a cadeia do leite
Conselho Paritário de Produtores/Indústrias de Leite do Estado de Mato Grosso (Conseleite-MT) foi lançado oficialmente na terça-feira (13/04). O evento teve a participação de produtores de leite, cooperativas, indústrias de laticínios e representantes do setor produtivo do estado. O Conseleite-MT é formado por uma Câmara Técnica, tendo como membros produtores/indústria e conta com o apoio da Universidade Federal do Paraná.
São parceiros do Conseleite-MT a Associação de Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite/MT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sindicatos Rurais e Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso (Sindilat/MT).
Além do lançamento do conselho entrou em funcionamento o site oficial www.conseleitemt.com.br. A plataforma vai disponibilizar dados e valores de referência do leite. Os produtores rurais poderão personalizar o cálculo a partir da sua produção. Setor produtivo e indústria de Mato Grosso terão harmonia nas relações comerciais.
Para o presidente do Conseleite-MT, Otarci Nunes da Rosa, o lançamento do conselho é uma conquista para o setor, em especial para o produtor de leite. “Através do Conseleite de Mato Grosso o produtor terá subsídios para a gestão e nas tomadas de decisão”, disse Otarci.
Otarci explica ainda que os benefícios serão inúmeros como, por exemplo, o acesso às estatísticas sobre o mercado lácteo, materiais exclusivos, dados confiáveis, análise de oportunidades de melhores preços, troca de dados e entre outros.
“Queremos fortalecer e ampliar o mercado lácteo de Mato Grosso e, através do Consoleite-MT, vamos travar discussões sobre assuntos de interesse tanto do produtor como da indústria”, afirmou Otarci.
Mercado em MT – Hoje em Mato Grosso o menor preço sugerido é de R$1,30 e o maior R$1,82. Referência para leite entregue em março a ser pago em abril/2021.
De acordo com Otarci, 90% da produção de leite no estado ainda é considerada baixa, ou seja, são produzidos entre 25 a 100 litros leites/dia.
O valor referência leva em conta a qualidade do leite produzido e os custos com a produção na propriedade rural e o custo industrial para produção dos derivados.
1º Seminário Conseleites - O Conseleite-MT instalado oficialmente no dia 13/04 participou do primeiro Seminário dos Conseleites do Brasil, realizado em formato virtual nesta quarta-feira (14/04).
A ideia foi municiar com informações e trocas de experiências os representantes da cadeia produtiva de lácteos de diversas partes do Brasil sobre o trabalho realizado pelos Conseleites dos estados e ainda incentivar a formação de novos colegiados em outras regiões do país.
O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Política Agrícola do Mapa em parceria com a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados (CSLeite) e a Embrapa Gado de Leite.
“O encontro possibilitou o conhecimento das experiências, dificuldades e conquistas dos Conseleites nos estados brasileiros, o que será importante para nossa consolidação como conselho e fortalecimento da cadeia produtiva do leite. Saímos desse seminário com mais conhecimento e ideias para serem colocadas em prática em Mato Grosso”, concluiu o presidente do Conseleite-MT.
Os Conseleites estão nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Mato Grosso.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios