Citrus: Mapa e estados avaliam transporte de frutos com pinta preta
Com base nas Instruções Normativas Nº 3, de janeiro de 2008, e Nº 1, de janeiro de 2009, o grupo chegou ao consenso de que material vegetativo, como folha e outras partes da planta, deve ser eliminado devido ao risco de introdução da doença em áreas livres. Apenas uma pequena parte do pedúnculo pode ser mantida para preservar a qualidade da fruta.
Na próxima semana, em Aracaju/SE, especialistas se reunirão para avaliar o risco de frutos com sintomas introduzirem a doença em áreas livres.
Pinta preta - Também conhecida como mancha preta dos citros, a doença é causada pelo fungo Guignardia citricarpa, que afeta todas as variedades de laranjas doces, limões verdadeiros, tangerinas e híbridos. É disseminada por meio de mudas, restos de material vegetal, água da chuva e esporos do fungo espalhados pelo vento. A doença deprecia esteticamente os frutos, no entanto, não provoca alterações no sabor nem causa risco à saúde humana.
Fonte: Mapa
0 comentário

Agrodefesa realiza palestras sobre desafios da citricultura e uso seguro de agrotóxicos em municípios da região do Vão do Paranã

HF Brasil/Cepea: Custo em alta e avanço do greening ameaçam a viabilidade da produção de laranja em 2025/26

Segunda florada da laranja em MG e SP contribuiu para o aumento da safra de laranja 2025/26

HF BRASIL/CEPEA: Custo em alta e avanço do greening ameaçam as previsões da produção de laranja em 2025/26

Safra de laranja 2025/26 do cinturão citrícola de SP e MG é estimada em 314,60 milhões de caixas

Citros/Cepea: Oferta de frutas precoces mantém preço em queda