Abertura de mercado na Índia para produtos cítricos brasileiros
O governo brasileiro e o governo da Índia concluíram negociação para possibilitar a exportação de cinco produtos cítricos - limão tahiti (“Citrus latifolia”), limão siciliano (“Citrus limon”), laranja doce (“Citrus sinensis”), tangerina e similares (“Citrus reticulata” e “Citrus deliciosa”) - para aquele país.
Desde 2023, outros seis produtos brasileiros ganharam acesso ao mercado indiano: açaí em pó, suco de açaí, pescado de cultivo (aquicultura), pescado de captura (pesca extrativa), derivados de ossos destinados à produção de gelatina e abacate.
A Índia é o 10º maior destino dos produtos agropecuários brasileiros, com exportações que superaram US$3 bilhões no último ano. Os principais produtos comercializados foram os do complexo sucroalcooleiro, soja e fibras têxteis. Com as novas aberturas para os cítricos, espera-se incremento nas relações comerciais e na pauta exportadora de produtos de maior valor agregado.
Com o anúncio, o Brasil alcança a 55ª abertura de mercado neste ano, totalizando 355 novas oportunidades de negócio desde o início de 2023.
Essas novas aberturas de mercado são resultado de ação coordenada entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) Ministério das Relações Exteriores (MRE).
0 comentário

Citros/Cepea: Preços ao produtor encerram abril em queda

Citros/Cepea: Avanço do outono deve diminuir demanda por laranjas in natura

Brasil conquista abertura de mercado na Índia para os citrus brasileiros

Abertura de mercado na Índia para produtos cítricos brasileiros

Citros/Cepea: Maior presença das precoces pressiona valor da laranja no mercado de mesa

Citros/Cepea: Preços da laranja caem no mercado de mesa