Minas atrai investimentos e amplia plantação de citrus

Publicado em 27/08/2024 10:54
Setor de suco de laranja se reúne com Secretária do Meio Ambiente de Minas Gerais. Encontro foi articulado pelo deputado federal Zé Silva, líder do Governador Zema no Congresso Nacional. A audiência é o desdobramento do projeto de expansão do setor para novas regiões.

A Secretária de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, recebeu na tarde de ontem, 26 de agosto, representantes da cadeia do suco de laranja. O encontro foi desdobramento de reuniões anteriores, iniciadas em janeiro, com o governador Romeu Zema. “A citricultura tem um enorme potencial de crescimento em Minas Gerais, e nossa ideia é estabelecer uma relação de colaboração com o governo para que os projetos de expansão possam acontecer dentro dos prazos, em conformidade com a legislação local”, explica o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto. “Fizemos questão de trazer representantes de órgãos responsáveis pelas áreas de licenciamento ambiental, bem como pela concessão de outorgas de uso de água, porque são assuntos que estão na pauta dos novos projetos da cadeia do suco de laranja”, avalia Marília Carvalho.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, há um compromisso em cumprir os prazos estabelecidos. “O governo Zema tem realizado uma série de ações para que, na pior das hipóteses, todos os prazos sejam cumpridos, o que é importante tanto para o Estado quanto para o setor público”, avalia.

O encontro foi organizado pelo deputado federal Zé Silva, que tem posição favorável à diversificação de culturas no Estado. “A diversificação de culturas é muito importante para que o Estado cresça de forma sustentável, e a citricultura pode ter um papel bastante importante nesse desenvolvimento sustentável”, diz. Silva comenta que o Estado caminha para o desenvolvimento de um selo verde que atesta a conformidade ambiental e colabora com o alinhamento da legislação brasileira às exigências internacionais, como as da União Europeia. “A citricultura é uma ótima candidata para esse selo”, diz.

Segundo Netto, a CitrusBR volta para casa com uma série de “lições de casa para fazer”. “A reunião foi muito produtiva e agora, a pedido da Secretária Marília Carvalho, vamos desenvolver alguns estudos que vão auxiliar o desenvolvimento sustentável da citricultura em Minas Gerais, que, poucos sabem, já produz mais laranja que a Flórida e tende a se tornar cada vez mais relevante”, afirma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CitrusBR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário