Fundecitrus celebra oficialização do Comitê Estadual de Combate ao Greening, junto ao Governo do Estado de São Paulo e secretarias
Na última sexta-feira (24), o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, assinaram o decreto para criação do Comitê Estadual de Combate ao Greening. O grupo reunirá cinco secretarias da gestão estadual, além de representantes da iniciativa privada e da academia, e será responsável pela elaboração e implementação de um plano de contenção do avanço do greening, doença que vem causando perdas na citricultura brasileira, principalmente, no cinturão citrícola do Estado de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro.
Entre as ações do comitê estão campanhas de conscientização e orientações em relação a doença, maior fiscalização de pomares abandonados e o investimento em pesquisas para soluções e novas tecnologias para o controle do avanço da doença a médio e longo prazo.
“A criação do comitê é uma grande vitória para o setor e reforça a importância da força tarefa no atual cenário da citricultura. A quatro mãos buscaremos a solução para o greening”, celebra o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres.
O Fundecitrus vem atuando fortemente em pesquisas na busca de soluções ealternativas para o controle do avanço da doença e faz constantemente ações no campo. “A cooperação é fundamental neste momento. A citricultura precisa de ações imediatas e a parceria com o Governo do Estado de São Paulo se torna crucial”, finaliza Ayres.
0 comentário

Agrodefesa realiza palestras sobre desafios da citricultura e uso seguro de agrotóxicos em municípios da região do Vão do Paranã

HF Brasil/Cepea: Custo em alta e avanço do greening ameaçam a viabilidade da produção de laranja em 2025/26

Segunda florada da laranja em MG e SP contribuiu para o aumento da safra de laranja 2025/26

HF BRASIL/CEPEA: Custo em alta e avanço do greening ameaçam as previsões da produção de laranja em 2025/26

Safra de laranja 2025/26 do cinturão citrícola de SP e MG é estimada em 314,60 milhões de caixas

Citros/Cepea: Oferta de frutas precoces mantém preço em queda