Hortifruti/Cepea: Como estão os custos na produção citrícola em 2021/22?

Publicado em 26/05/2021 08:12

Os custos de produção da citricultura paulista seguem em alta em termos nominais e os gastos da safra 2021/22 devem superar os da temporada anterior. O dólar elevado, da mesma forma que favorece os valores pagos aos produtores, encarece importantes insumos da atividade e também os combustíveis (que impactam sobre operações mecânicas e fretes). Os Projetos 1 e 2, apresentados abaixo e exemplificados na edição de maio da revista Hortifruti Brasil, representam duas fazendas que, na visão de consultores, tinham características de produção adequadas às novas realidades no controle do HLB (greening) e que negociam com a indústria.

Os aspectos que diferenciam essas fazendas frente a uma com modelo mais tradicional de produção são: a maior escala de produção, o maior adensamento, erradicação de plantas sintomáticas, replantio e um calendário de pulverizações e bordadura bastante intenso. Esse calendário de pulverização e atividades mais frequentes, por sua vez, influenciam as altas nos gastos com insumos e operações mecânicas/fretes calculados para a temporada 2021/22.

O Projeto 1 representa a produção de laranja na região centro-sul do estado de São Paulo, com cultivo em sequeiro e adensamento moderado. O Projeto 2 representa uma propriedade irrigada no norte do estado paulista e que tem adensamento maior.

cepea hortifruti citros citrus custos de produção safra

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário