População de psilídeos cresce mais de 150% em junho em todo o cinturão citrícola
O Alerta Fitossanitário, ferramenta do Fundecitrus que monitora a presença do inseto transmissor do greening e auxilia os citricultores no manejo regional da doença, detectou, no mês de junho, em todo o cinturão citrícola, um crescimento maior que 150% da população de psilídeos em relação a junho de 2019. O número é também o maior já registrado para o período pela série histórica, medida desde 2014.
Os picos populacionais do inseto costumam se concentrar no segundo semestre, principalmente no final do inverno e início da primavera, período de início das chuvas, após um intervalo de estiagem, que estimulam as brotações dos citros, atraindo o pslídeo.
Em 2020, o alto crescimento da população é motivado pelo maior volume de chuvas registrado já em junho, ação que antecipou as brotações e, consequentemente, promoveu elevação populacional fora de época. No momento, a atenção para evitar aumentos na incidência de greening já deve ser reforçada pelos produtores através das recomendações de manejo.
“Para reduzir a população do inseto, é preciso que todos os produtores continuem acompanhando as atualizações do Alerta Fitossanitário e façam o manejo regional, que envolve o monitoramento na propriedade e na região, o acompanhamento e o controle da população do inseto e a eliminação de fontes de contaminação dentro e fora da propriedade”, explica o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Ivaldo Sala.
Veja mais informações no vídeo: Alerta para o aumento populacional do psilídeo
Alerta Fitossanitário
O Alerta Fitossanitário, com base no histórico de capturas de psilídeos registrado pelo sistema, disponibiliza mapas, desenvolvidos em parceria com a Embrapa, que permitem ao citricultor acompanhar a variação populacional do inseto em cada região do cinturão citrícola e identificar os momentos em que o controle deve ser intensificado. Eles apresentam o status em relação ao histórico da própria região e ao histórico de captura de toda a área abrangida pelo Alerta Fitossanitário.
Para saber mais e visualizar os mapas, acesse www.fundecitrus.com.br/alerta-fitossanitario.
0 comentário
Citros/Cepea: Semana termina com recuo dos preços da tahiti; laranja in natura fica estável
Citros/Cepea: Tahiti tem nova queda de preço na semana
Dreyfus anuncia novo terminal de açúcar em SP que eleva em 1 mi t capacidade por ferrovia
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado